Irmã venerável Maria de Ágreda (Espanha, 1602-1665). Obra: "Mística Cidade de Deus. Ed. Mosteiro Portaceli. 2011." [3º Tomo - 2ª Parte - 6º Livro - Cap. 2 - pág. 187/188:][Maria de Ágreda diz:] As mulheres que seguiam Jesus: 1048. Como dizem os Evangelistas, algumas mulheres seguiam a Jesus, durante sua pregação, desde a Galiléia. São Mateus (27, 55), São Marcos (15, 40) e São Lucas (8, 2) dizem que o acompanhavam algumas mulheres, a quem o Senhor havia curado de possessão diabólica e de outras enfermidades.
O Mestre da vida não excluiu o sexo feminino de seu seguimento, imitação e doutrina. Desde o princípio de sua pregação, foi seguido e servido por algumas mulheres. Assim dispôs sua divina sabedoria para que, entre outros fins,
também sua Mãe santíssima tivesse companheiras e andasse com maior decoro. Destas santas e piedosas mulheres tinha especial cuidado nossa Rainha.
Depois de as reunir, instruir e catequizar encaminhava-as aos sermões de seu Filho santíssimo. Ainda que estivesse tão ilustrada na sabedoria e doutrina do Evangelho, escondia parte de seu grande privilégio, e para instruí-las se valia sempre do que todos tinham ouvido seu Filho pregar. A partir de suas palavras fazia as exortações e práticas para estas mulheres e para outras muitas que, em diferentes lugares, a Ela se dirigiam, quer antes, quer depois de ouvir o Salvador do mundo.