Irmã venerável Maria de Ágreda (Espanha, 1602-1665). Obra: "Mística Cidade de Deus. Ed. Mosteiro Portaceli. 2011." [3º Tomo - 2ª Parte - 6º Livro - Cap. 27 - pág. 433:][Nossa Senhora diz a Maria de Ágreda:] Disposições espirituais para o convívio com Deus: 1493. Minha filha, o ensinamento que te dou neste capítulo, será também a resposta ao desejo que tens de entender,
por que meu Filho santíssimo apareceu, uma vez como viajante, outra como jardineiro, e por que não se dava a conhecer sempre à primeira vista. Adverte, pois caríssima: as Marias e os Apóstolos eram discípulos do Senhor, e naquela época, comparados aos outros homens, os melhores e mais perfeitos. Apesar disso, no grau da perfeição e santidade, eram principiantes e menos adiantados do que deveriam ser na escola de tal Mestre. Deste modo, eram fracos na fé, e noutras virtudes menos constantes e fervorosos do que exigia sua vocação e os benefícios recebidos da mão do Senhor. As menores faltas das almas favorecidas e escolhidas para a amizade e familiar convívio com Deus, pesam mais, aos olhos de sua justíssima equidade, que algumas culpas graves de outras almas não chamadas a esta graça. Por estes motivos,
ainda que os Apóstolos e as Marias eram amigos do Senhor, não estavam preparados, por causa de suas faltas, fraqueza, tibieza e frouxidão no amor, para que o divino Mestre logo lhes comunicasse os efeitos celestiais de seu conhecimento e presença. Com paternal amor, falava-lhes antes palavras de vida, com as quais os preparava, esclarecendo-os e excitando-lhes o fervor.
Quando a fé e o amor se renovava em seus corações, então se dava a conhecer, e lhes comunicava a abundância de sua divindade e outros admiráveis dons e graças que os renovavam e elevavam acima de si mesmos. E, quando começavam a gozar destes favores, desaparecia, para que o desejassem de novo com mais ardentes anseios de sua deliciosa comunicação e trato.
Este foi o mistério de aparecer disfarçado à Madalena, e aos discípulos no caminho para Emaús. Semelhante modo emprega com muitas almas que escolhe para seu íntimo trato e comunicação.