Irmã venerável Maria de Ágreda (Espanha, 1602-1665). Obra: "Mística Cidade de Deus. Ed. Mosteiro Portaceli. 2011." [4º Tomo - 3ª Parte - 8º Livro - Cap. 9 - pág. 300/301:][Nossa Senhora diz a Maria de Ágreda:] Veneração pelos ministros sagrados: 574. Quero, pois, minha filha, que procures reparar quanto te for possível, esta falta e abuso dos filhos da Igreja. Para isto, faço-te saber que,
do meu trono de glória no céu, olho com veneração e respeito aos sacerdotes na terra. Tu lhes deves ter sempre tanta reverência, como quando estão no altar ou com o santíssimo Sacramento nas mãos ou no peito. Até pelos paramentos e por qualquer veste dos sacerdotes deves ter respeito, pois
com essa veneração eu fiz as túnicas para os Apóstolos. Quanto aos santos Evangelhos e toda a sagrada Escritura, além das razões que escreveste e entendeste, conhecerás a estima que lhes deves ter, pelo que em si encerram e contêm, e pelo modo com que o Altíssimo ordenou que os evangelistas os escrevessem.
Eles e os demais autores sagrados foram assistidos pelo Espírito Santo, para que a Santa Igreja ficasse rica e próspera com abundância de doutrina, ciência e luz dos mistérios do Senhor e suas obras.
Ao Pontífice romano deverás ter suma obediência e veneração, acima de todos os homens. Quando ouvires nomeá-lo farás reverência, inclinando a cabeça, como quando ouves o nome de meu Filho e o meu.
Na terra está no lugar de Cristo, e quando Eu vivia no mundo, e nomeava São Pedro, Eu lhe prestava essa reverência. Em tudo isto te quero instruída, perfeita imitadora e seguidora de meus passos. Praticando minha doutrina, acharás graça aos olhos do Altíssimo, a quem estes atos muito agradam, e em sua presença nada é pequeno quando feito por seu amor.