Irmã venerável Maria de Ágreda (Espanha, 1602-1665). Obra: "Mística Cidade de Deus. Ed. Mosteiro Portaceli. 2011." [2º Tomo - 2ª Parte - 3º Livro - Cap. 10 - pág. 44:][Maria de Ágreda diz:] Idade de Maria: 114. Este celestial exército, com seu chefe São Gabriel, dirigiu o vôo para a habitação de Maria santíssima, em Nazaré, cidade da província da Galiléia. Na humilde casa, encaminharam-se para o seu aposento, estreito quarto, despido dos adornos que os mundanos usam para encobrir a própria miséria e privação de maiores bens. Tinha a divina Senhora nesta ocasião,
catorze anos de idade, seis meses e dezessete dias. Completara anos a oito de setembro, havendo-se passado os seis meses e dezessete dias até aquele em que se operou o maior dos mistérios que Deus realizou no mundo.
Retrato físico de Maria 115. O talhe desta divina Rainha era mais alto que ordinariamente têm as mulheres nesta idade. Corpo de grande elegância e perfeita proporção. O
rosto oval, gracioso, moreno claro, fronte espaçosa, sobrancelhas arqueadas. Olhos verde escuros, grandes e graves, de indizível beleza e encanto.
Nariz afilado, boca pequena de lábios corados. Nestes dons naturais era tão bem proporcionada e formosa, como jamais o foi nenhuma criatura humana. Contemplá-la causava ao mesmo tempo alegria e reverência, afeição e respeito. Atraía o coração e o detinha em suave veneração. Despertava louvor que emudecia ante tantas graças e perfeições. Produzia divinos e inexplicáveis efeitos. Enchia o coração de celestes in fluxos e divinos impulsos para Deus.
Oração de Maria ao receber a anunciação do anjo: 116. Seu traje era humilde, pobre e asseado, de cor cinza prateada, composto sem vaidade, com suma honestidade e modéstia. Quando se aproximava a embaixada celeste, que não esperava, encontrava-se em altíssima contemplação sobre os mistérios que o Senhor realizara com ela durante os nove dias anteriores.
[...]