Irmã venerável Maria de Ágreda (Espanha, 1602-1665). Obra: "Mística Cidade de Deus. Ed. Mosteiro Portaceli. 2011." [4º Tomo - 3ª Parte - 8º Livro - Cap. 20 - pág. 387/388:][Maria de Ágreda diz:] O sagrado corpo de Maria: 748.
Os santos apóstolos, a quem principalmente incumbia este cuidado, trataram logo de providenciar conveniente sepultura ao corpo santíssimo de sua Rainha e Senhora. Destinaram-lhe, no vale de Josafá, um sepulcro novo que a providência de seu Filho santíssimo ali prevenira. Lembraram-se os apóstolos de que o corpo deificado do Senhor fôra ungido com ungüentos preciosos e aromáticos (Jo 19, 40), conforme o costume dos judeus, e envolvido no santo lençol ou sudário. Pareceu-lhes que se deveria fazer o mesmo com o corpo virginal de sua Mãe santíssima, e então não pensaram outra coisa. Chamaram as duas jovens que serviam a Rainha, as herdeiras de suas túnicas e lhe ordenaram ungir, com grande reverência e recato, o corpo da Mãe de Deus, e o envolver no lençol, para colocá-lo no féretro. As moças entraram, com grande veneração e temor, no oratório onde a venerável falecida jazia em sua tarima, mas se detiveram ofuscadas por extraordinário resplendor que lhes impedia de ver o corpo, e até o lugar em que se encontrava.
O corpo não deve ser tocado: 749. Saíram do oratório, com maior temor e reverência do que ao entrar, e com não pequena e admirada comoção, contaram aos apóstolos o que lhes sucedera.
Estes concluíram, não sem inspiração do céu, que aquela sagrada arca do Testamento não deveria ser tocada, nem tratada pela ordem comum, São Pedro e São João entraram no oratório, viram o resplendor, ouvindo ao mesmo tempo, a música celestial dos anjos que cantavam: Deus te salve, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo. Outros acrescentavam: Virgem antes do parto, no parto e depois do parto. Desde este dia, muitos fiéis da primitiva Igreja ficaram com devoção a esse elogio da Mãe de Deus: por tradição, transmitiu-se, daquela época até nós, com a aprovação da santa Igreja. São Pedro e São João ficaram, por momentos, suspensos de admiração pelo que viram e ouviram sobre o sagrado corpo de sua Rainha. Para saber o que deviam fazer, puseram-se de joelhos em oração, pedindo ao Senhor que lhes manifestasse sua vontade.
Logo ouviram uma voz dizendo-lhes: Não se descubra, nem se toque no sagrado corpo.
[4º Tomo - 3ª Parte - 8º Livro - Cap. 20 - pág. 390:][Maria de Ágreda diz:] Maria é sepultada: 754.
Chegaram ao lugar do sepulcro no vale de Josafá. São Pedro e São João que tinham tirado o celestial tesouro da tarima ao esquife, tiraram-no deste com a mesma reverência e facilidade. Colocaram-no no sepulcro e cobriram-no com uma toalha, em tudo agindo mais as mãos dos anjos do que as dos apóstolos.
Fecharam o sepulcro com uma lousa, conforme o costume, e os cortesãos do céu voltaram para lá. Ficaram os mil anjos custódios da Rainha, continuando a guardar seu sagrado corpo e a entoar a música celeste. A multidão se dispersou e os apóstolos e discípulos, entre lágrimas, voltaram ao Cenáculo.