Revelacaocatolica.com
Internet

Segundo a publicação do site g1.globo.com (BBC-News, Por Edison Veiga, Bled (Eslovênia), 17/09/2023):
  • O fundador da igreja dos mórmons foi Joseph Smith (1805-1844).
  • O mormonismo é um produto tipicamente americano do século 19, “uma espécie de fé composta, uma religião que engloba tendências de outras tantas: cristianismo, judaísmo, islamismo e elementos do paganismo antigo, uma síntese”.
  • A base da religião está no Livro de Mórmon, assim chamado porque teria sido compilado por um antigo profeta chamado Mórmon. Os supostos originais do livro não foram preservados. De acordo com o relato de Smith, depois que ele concluiu a tradução as placas teriam sido devolvidas a um ser celestial. “Quando uma crença mórmon choca-se com a Bíblia dos cristãos, eles alegam que a Bíblia fica em segundo plano. Para eles, a tradução do Livro de Mórmon é mais moderna, atualizada e inequívoca”.
  • Após a morte de Joseph Smith a liderança da igreja foi assumida por Brigham Young, que conduz os mórmons por uma verdadeira migração rumo ao oeste americano. No fim, os membros da igreja fundaram Salt Lake City e se estabeleceram no estado de Utah, onde até hoje está a maioria dos adeptos e onde ficam as sedes principais da instituição.
  • Na doutrina mórmon, há vários pontos que são divergentes em relação a outras igrejas cristãs. Couto elenca alguns deles, como a ideia de que “Deus tem um corpo material” e que “Ele não é exatamente perfeito, mas alguém que evolui com o tempo”.
  • “Além disso, eles praticam o batismo pelos mortos, porque têm a ideia de que o batismo opera a remissão dos pecados. Então, quem já morreu pode ser batizado também”.
  • Mas sem dúvida a maior polêmica ligada a esse grupo religioso está na defesa da poligamia. O que, deixe-se claro, não é mais uma prática tolerada pela igreja, tendo sido condenada desde 1904.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.