Internet No vídeo abaixo do canal do Youtube “Católicos Voltem para Casa”, Fernando Nascimento explica que Maria é a nova Arca da Aliança. Ele apresenta o seguinte paralelo entre a antiga e a nova Arca:
- A Arca continha as Tábuas da Lei, o maná e a vara do sacerdote Aarão (Êxodo 25:16) => Maria trouxe em seu ventre a Palavra Encarnada, o Pão da Vida e o Sacerdote Eterno.
- Davi não se considerou digno de receber a Arca em sua casa (2 Samuel 6:9) => Isabel também não se achou digna de receber Maria, a mãe do Senhor, em sua casa (Lucas 1:43)
- A Arca foi levada para a casa de Obed-Edom de Gat, onde ficou por 3 meses, trazendo à sua família muitas bênçãos (2 Samuel 6:9) => Maria ficou 3 meses na casa de Isabel (Lucas 1:56) e Ela ficou cheia do Espírito Santo (Lucas 1:41), tendo a sua família sido abençoada.
- Davi recebeu a Arca com grande alegria, pulando e dançando (2 Samuel 14-16) => João Batista pulou de alegria no ventre de Isabel assim que Maria chegou (Lucas 1:41).
Segundo 2 Macabeus 2:4-8, o profeta Jeremias escondeu a Arca em uma grande caverna no monte Nebo. Ele profetizou que ela ficaria escondida até o tempo em que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia. No livro do Apocalipse, o apóstolo João, em uma visão, disse que viu a Arca da Aliança e essa Arca era uma Mulher (Apocalipse 11:19 e 12:1). Essa Mulher, por sua vez, é Maria (Apocalipse 12:5). Assim, se a Arca foi vista, significa que o tempo do seu ressurgimento chegou, conforme havia predito Jeremias. Esse tempo chegou com Maria, a mãe de Jesus, o Salvador. Maria é a nova Arca da Aliança. O Evangelista Lucas faz esse paralelo para deixar clara a correspondência entre a antiga e a nova Arca da Aliança. Portanto, se a antiga Arca era santa, santíssima é a nova Arca, Maria.