Revelacaocatolica.com
Dogmas marianos, Atributos e Títulos de Nossa Senhora
       Arca da Aliança (Arca do Testemunho, Arca de Deus)

 Maria é o novo Tabernáculo de Deus, a nova Arca da Aliança

Padre Paulo Ricardo

No vídeo abaixo, o Padre Paulo Ricardo ensina que Deus realizou todas as suas expectativas em Maria, pois ela foi a única que cumpriu a aliança. O antigo testamento foi um anúncio de Maria e Jesus. O sangue de abraão correu nas veias de Jesus através de Maria. A descendência prometida a abraão, da qual brotou o Salvador, é Maria. Maria é a realização da promessa. Maria é a parte do povo de Deus que Satanás nunca tocou. Com exceção dela, todos somos escravos de Satanás. Maria é o Templo santo prometido por Deus. Ela é a nova Arca da Aliança. Assim como Davi disse não ser digno de receber a Arca da Aliança (a presença de Deus) em sua casa, nas mesmas montanhas de Judá, Isabel também se considerou indigna de receber Maria, a mãe do Senhor, em sua casa. É ela a quem Deus prometeu que sua descendência (Jesus) esmagaria a cabeça da serpente. Ela é a Mulher que tem a inimizade contra Satanás. É ela que vai vencer a serpente, juntamente com a sua descendência.

Internet

No vídeo abaixo, o professor João Cláudio Rufino explica que Maria é a própria Casa de Deus, o Santuário da Palavra de Deus encarnada. No Magnificat, ela entoa um conjunto de 14 versículos bíblicos do antigo testamento mostrando que ela conhecia as Escrituras. Ela é a Tenda da morada de Deus. Maria é imaculada por que a glória de Deus não pode habitar nada impuro, assim como a antiga Arca da Aliança

Internet

No vídeo abaixo, o professor Eduardo Faria explica que todos os dogmas marianos revelam verdades acerca de Jesus Cristo. O dogma da Imaculada Conceição, por exemplo, considera que Maria é a nova Arca da Aliança, pois assim como a antiga Arca da Aliança trazia dentro de si as Tábuas da Lei, o Maná e o Cajado de Arão, Maria trouxe dentro de si a Palavra Encarnada (a Lei), o Maná que desceu do céu e o Verdadeiro Pastor. Se a Arca da Antiga Aliança, que era sombra de uma realidade, era sacratíssima, mais sagrada será a nova Arca, pois ela é a concretização dessa realidade. Maria também é a Nova Eva. Por isso, Jesus a entrega ao apóstolo João na Cruz, para que ela seja mãe, não só do apóstolo, mas da humanidade redimida. Se Maria é mãe da cabeça da Igreja, que é Cristo, ela também não seria a mãe do corpo, que são os cristãos?

Internet

No vídeo abaixo do canal do Youtube “Católicos Voltem para Casa”, Fernando Nascimento explica que Maria é a nova Arca da Aliança. Ele apresenta o seguinte paralelo entre a antiga e a nova Arca:
  • A Arca continha as Tábuas da Lei, o maná e a vara do sacerdote Aarão (Êxodo 25:16) => Maria trouxe em seu ventre a Palavra Encarnada, o Pão da Vida e o Sacerdote Eterno.
  • Davi não se considerou digno de receber a Arca em sua casa (2 Samuel 6:9) => Isabel também não se achou digna de receber Maria, a mãe do Senhor, em sua casa (Lucas 1:43)
  • A Arca foi levada para a casa de Obed-Edom de Gat, onde ficou por 3 meses, trazendo à sua família muitas bênçãos (2 Samuel 6:9) => Maria ficou 3 meses na casa de Isabel (Lucas 1:56) e Ela ficou cheia do Espírito Santo (Lucas 1:41), tendo a sua família sido abençoada.
  • Davi recebeu a Arca com grande alegria, pulando e dançando (2 Samuel 14-16) => João Batista pulou de alegria no ventre de Isabel assim que Maria chegou (Lucas 1:41).
Segundo 2 Macabeus 2:4-8, o profeta Jeremias escondeu a Arca em uma grande caverna no monte Nebo. Ele profetizou que ela ficaria escondida até o tempo em que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia. No livro do Apocalipse, o apóstolo João, em uma visão, disse que viu a Arca da Aliança e essa Arca era uma Mulher (Apocalipse 11:19 e 12:1). Essa Mulher, por sua vez, é Maria (Apocalipse 12:5). Assim, se a Arca foi vista, significa que o tempo do seu ressurgimento chegou, conforme havia predito Jeremias. Esse tempo chegou com Maria, a mãe de Jesus, o Salvador. Maria é a nova Arca da Aliança. O Evangelista Lucas faz esse paralelo para deixar clara a correspondência entre a antiga e a nova Arca da Aliança. Portanto, se a antiga Arca era santa, santíssima é a nova Arca, Maria.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.