Revelacaocatolica.com
Bíblia Ave Maria (2Pedro 2:4)

4.Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno onde os reserva para o julgamento;

Bíblia Ave Maria (Salmo 9:18-19)

17.O Senhor se manifestou e fez justiça, capturando o ímpio em suas próprias redes. 18.Que os pecadores caiam na região dos mortos, todos esses povos que olvidaram a Deus. 19.O pobre, porém, não ficará no eterno esquecimento; nem a esperança dos aflitos será frustrada para sempre.

Bíblia Ave Maria (Lucas 16:19-31)

19.“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava. 20.Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. 21.Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas. 22.Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. 23.E, estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. 24.Gritou, então: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. 25.Abraão, porém, replicou: Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso, ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento. 26.Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não o podem, nem os de lá passar para cá. 27.O rico disse: Rogo-te então, pai, que mandes Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, 28.para lhes testemunhar que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos. 29.Abraão respondeu: Eles lá têm Moisés e os profetas; ouçam-nos! 30.O rico replicou: Não, pai Abraão; mas, se for a eles algum dos mortos, se arrependerão. 31.Abraão respondeu-lhe: Se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos.”

Bíblia Ave Maria (Provérbios 23:13-14)

13.Não poupes ao menino a correção: se tu o castigares com a vara, ele não morrerá, 4.castigando-o com a vara, salvarás sua vida da morada dos mortos.

Bíblia Ave Maria (Provérbios 9:18)

18.Ignora ele que ali há sombras e que os convidados da senhora Loucura jazem nas profundezas da região dos mortos.

Bíblia Ave Maria (Provérbios 27:20)

A morada dos mortos e o abismo nunca se enchem; assim os olhos do homem são insaciáveis.

Bíblia Ave Maria (Jeremias 23:38-40)

38.Se, porém, empregardes esta palavra: oráculo do Senhor, sendo que vos adverti de que não a deveríeis repetir, 39.por tal motivo eu vos erguerei qual um fardo e longe de mim vos lançarei, bem como a cidade que a vós e a vossos pais havia outorgado. 40.Eu vos afligirei com um perpétuo opróbrio, uma eterna vergonha, inesquecível.

Bíblia Ave Maria (Daniel 12:1-2)

1.“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro. 2.Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna.

Bíblia Ave Maria (Judite 16:17)

17.Ai das nações que se insurgirem contra o meu povo! No dia do juízo as punirá o Senhor Todo-poderoso: entregará as suas carnes aos vermes e ao fogo e hão de chorar eterna dor”.

Bíblia Ave Maria (Mateus 5:22.29-30)

22.Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: imbecil, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. [...] 29.Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros a que o teu corpo todo seja lançado na geena. 30.E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.

Bíblia Ave Maria (Mateus 8:11-12)

11.Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos Céus com Abraão, Isaac e Jacó, 12.enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes”.

Bíblia Ave Maria (Mateus 10:28)

28.Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.

Bíblia Ave Maria (Mateus 11:23)

23.E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia.

Bíblia Ave Maria (Mateus 16:18)

18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Bíblia Ave Maria (Mateus 18:8-9)

8.Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno. 9.Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena.

Bíblia Ave Maria (Mateus 23:15)

15.Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos.

Bíblia Ave Maria (Mateus 25:41-46)

41.Ele se voltará em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: "Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43.era peregrino e não me acolhes­tes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes". 44.Também estes lhe perguntarão: "Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?". 45.E ele responderá: "Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes peque­ninos, foi a mim que o dei­xastes de fazer". 46.“E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.”

Bíblia Ave Maria (Lucas 10:15)

5.E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos.

Bíblia Ave Maria (Lucas 12:5)

5.Eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a esse.

Bíblia Ave Maria (Tiago 3:6)

6.Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida.

Bíblia Ave Maria (Judas 1:6-7)

6.Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos, ele os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia. 7.Da mesma forma Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, que praticaram as mesmas impurezas e se entregaram a vícios contra a natureza, jazem lá como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Bíblia Ave Maria (Apocalipse 1:18)

18.Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos.

Bíblia Ave Maria (Apocalipse 6:8)

8.E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras.

Bíblia Ave Maria (Apocalipse 14:9-11)

9.Um terceiro anjo seguiu-os, dizendo em alta voz: “Se alguém adorar a Fera e a sua imagem, e aceitar o seu sinal na fronte ou na mão, 10.há de beber também o vinho da cólera divina, o vinho puro deitado no cálice da sua ira. Será atormentado pelo fogo e pelo enxofre diante dos seus santos anjos e do Cordeiro. 11.A fumaça do seu tormento subirá pelos séculos dos séculos. Não terão descanso algum, dia e noite, esses que adoram a Fera e a sua imagem, e todo aquele que acaso tenha recebido o sinal do seu nome”.

Bíblia Ave Maria (Apocalipse 20:10-15)

10.O Demônio, sedutor delas, foi lançado num lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera e o falso profeta, e onde serão atormentados, dia e noite, pelos séculos dos séculos. 11.Vi, então, um grande trono branco e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles. 12.Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras. 13.O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo, a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado segundo as suas obras. 14.A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo. A segunda morte é esta: o tanque de fogo. 15.Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo.

Bíblia Ave Maria (2Tessalonicenses 1:6-10)

6.De fato, justo é que Deus dê em paga aflição àqueles que vos afligem; 7.e a vós, que sois afligidos, o alívio, juntamente conosco, no dia da manifestação do Senhor Jesus. Ele descerá do céu com os mensageiros do seu poder, 8.por entre chamas de fogo, para fazer justiça àqueles que não reconhecem a Deus e aos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. 9.Eles sofrerão como castigo a perdição eterna, longe da face do Senhor, e da sua suprema glória. 10.Naquele dia ele virá e será a glória dos seus santos e a admiração de todos os fiéis, e vossa também, porque crestes no testemunho que vos demos.

Bíblia Ave Maria

ÍNDICE DOUTRINAL
INFERNO
– No Novo Testamento, a palavra indica o lugar de tormentos, designado com vários nomes: geena, forno ou lago de fogo, abismo, tártaro, segunda morte: Mt 10,28; 13,42; Lc 8,31; 2Pd 2,4; Ap 19,20;
– os condenados ao inferno são privados da visão de Deus: Mt 7,23; 25,10.41; Lc 13,24-28; 14,24; Ap 2,11; 20,6.10; 21,8;
– outros tormentos: Mt 5,22; 8,12; 13,42; 22,13; 25,30; Mc 9,47; Ap 14,9s;
– o inferno é eterno: Mt 25,41.46; Lc 3,17; 16,19-26; 2Ts 1,7ss; Ap 14,11; 20,9s.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.