Revelacaocatolica.com
Igreja Católica Apostólica Romana

 A Igreja Católica não foi fundada pelo imperador Constantino. Ele apenas publicou o Édito de Milão no ano 313, que acabou com a perseguição à Igreja cristã

Internet

No vídeo abaixo, o professor Filipe Santos explica que a Igreja Católica não foi fundada pelo imperador romano Constantino, como muitos protestantes alegam. O que Constantino fez no ano 313 foi publicar o Édito de Milão, que tornava lícito ser cristão. Ele mesmo só foi batizado no fim da vida pelo Papa Silvestre. Mas o próprio império romano se tornou oficialmente cristão com o Édito de Tessalônica, promulgado pelo imperador romano Teodósio no ano 380. Ainda assim, é óbvio que ele também não é o fundador da Igreja Católica. A própria Bíblia cristã foi formada pela Igreja no ano 382, após a morte de Constantino, não tendo, portanto, nenhuma ligação com os imperadores.

Internet

No vídeo abaixo, o Padre José Eduardo explica que é um grande absurdo dizer que a Igreja Católica foi fundada por Constantino no ano 313. Até essa época, a Igreja sofria uma perseguição sangrenta por parte dos imperadores romanos. O que Constantino fez no ano 313 foi apenas decretar o Édito de Milão, que acabava com a perseguição da Igreja e autorizava a liberdade religiosa em todo o império romano. Inclusive, na época do Édito, ele nem sequer era cristão, vindo a se converter ao cristianismo somente no ano 324 com seu batismo. Nesse período da história, os concílios eram muito difíceis de realizar, pois a Igreja corria o risco de perder o papa e todos os seus bispos reunidos em caso de ataque. Por esse motivo, ela sempre contava com a proteção de algum imperador ou rei para que tais reuniões ocorressem. A pedido de sua mãe, Santa Helena, Constantino autorizou a realização do Concílio de Nicéia no ano 325 para discutir a heresia do arianismo, cujas decisões até mesmo os protestantes aceitam em sua integralidade. Embora Constantino não tenha participado do Concílio, para conferir maior segurança, ele mesmo presidiu o seu início e, ao final do encontro, promulgou e publicou os seus decretos.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.