Revelacaocatolica.comEmbora o apóstolo Paulo afirme na carta enviada aos romanos e aos colossenses que o Evangelho já foi pregado ao mundo inteiro, não se deve concluir, automaticamente, que Jesus já deveria ter retornado em sua glória, pois esse não foi o objetivo do apóstolo. Para a correta compreensão da questão, há que se considerar os seguintes pontos de vista:
- O mundo conhecido pelos discípulos naquela época não abarcava 100% da terra.
- Pregar o Evangelho a todos os povos é um dos sinais para o retorno de Jesus, mas não o único. É necessário também que venha o anticristo e que Israel seja convertido, dentre outras manifestações.
- Após o Evangelho ser pregado, é necessário ainda aguardar que ele penetre nos corações e nas mentes das pessoas, a fim de que possa ser compreendido e praticado, podendo demorar por gerações. Há, inclusive, em pleno século XXI, países que proíbem pregar o Evangelho ou que colocam enormes barreiras para a sua livre divulgadção. Jesus mesmo comparou o Reino de Deus a uma semente de mostarda, a menor das sementes, que precisa ter tempo para crescer e se transformar em uma grande árvore. A semente da mostarda tem cerca de 2 milímetros e o pé adulto pode chegar aos 3 metros de altura. Além disso, em Apocalipse 10:5-11, o anjo jurou ao apóstolo João (já no final de sua vida, aos quase 100 anos de idade) que não haveria mais tempo, mas, apesar disso, foi-lhe explicado: “Urge que ainda profetizes de novo a numerosas nações, povos, línguas e reis”, o que demonstra que a vinda gloriosa de Jesus não era iminente, em relação aos habitantes daquela época.
- Mesmo após a ocorrência de todos os sinais, caberá ainda ao Pai fixar o dia e a hora que entender conveniente, pois Ele é paciente e misericordioso, e quer que todos se salvem.
Vejamos o que Paulo disse:
- Romanos 1: 8.Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé.
- Romanos 10: 18.Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Salmo 18,5).
- Colossenses 1:5-6 e 23: 5. [...] Esperança que vos foi transmitida pela pregação da verdade do Evangelho, 6.que chegou até vós, assim como toma incremento no mundo inteiro e produz frutos sempre mais abundantes. [...] 23.Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.