Revelacaocatolica.com
Retorno de Jesus (fim do mundo, fim dos tempos, apocalipse, segunda vinda, volta, escatologia)

 A Transfiguração de Jesus no monte Tabor foi uma amostra de como Ele retornará no fim dos tempos com toda a Sua glória, poder e majestade

Bíblia Ave Maria (Mateus 16:27-28;17:1-2)

16:27.Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras. 28.Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino
17:1.Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. 2.Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.

Bíblia Ave Maria (Lucas 9:26-36)

26.Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos. 27.Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não morrerão, até que vejam o Reino de Deus”. 28.Passados uns oito dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar. 29.Enquanto orava, transformou-se [transfigurou-se] o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. 30.E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, 31.que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém. 32.Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia. 33.Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: “Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!...”. Ele não sabia o que dizia. 34.Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor. 35.Então, da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!”. 36.E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto. (Mt 17,14-20 = Mc 9,14-29)
    Bíblia Ave Maria (2Pedro 1:16-18)

    16.Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos. 17.Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: “Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto”. 18.Essa mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo [refere-se à Transfiguração de Jesus no monte Tabor].

Bíblia Ave Maria (Marcos 9:1-3)

1.E dizia-lhes: “Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder” 2.Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E 3.transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.

Revelacaocatolica.com

Em Mateus 16:28, Lucas 9:27 e Marcos 9:1, ao falar de seu retorno glorioso, Jesus também diz que alguns ali presentes não morreriam sem antes O virem chegar em sua majestade. De fato, 8 dias depois, Ele escolhe Pedro, Tiago e João para testemunhar a Transfiguração no monte Tabor, demonstrando alí todo o Seu poder, glória e majestade. Os apóstolos puderam ter uma antevisão futura da vinda do Reino de Deus como prometido por Jesus. Pedro, uma das testemunhas oculares da transfiguração, fortalece essa interpretação através das seguintes palavras, conf. 2 Pedro 1:16-18: “Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos. 17.Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: “Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto”. 18.Essa mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.