Revelacaocatolica.com
Anjos

 A função dos anjos é cumprir as ordens de Deus, louvá-Lo, assisti-Lo no governo do mundo, ser Seus mensageiros e auxiliares, combatentes, adoradores e servidores

Bíblia Ave Maria (Salmo 102|103:20-21)

20.Bendizei o Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra. 21.Bendizei o Senhor todos os seus exércitos, ministros que executais sua vontade.

Catecismo da Igreja Católica

332. Ei-los, desde a criação (172) e ao longo de toda a história da salvação, anunciando de longe ou de perto esta mesma salvação, e postos ao serviço do plano divino da sua realização: eles fecham o paraíso terrestre (173); protegem Lot (174), salvam Agar e seu filho (175), detêm a mão de Abraão (176) pelo seu ministério é comunicada a Lei (177), são eles que conduzem o povo de Deus (178), anunciam nascimentos (179) e vocações (180) assistem os profetas (181) - para não citar senão alguns exemplos. Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do Precursor e o do próprio Jesus (182). [...] 334. Daqui resulta que toda a vida da Igreja beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos (193). [...] 350. Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem os seus planos salvíficos em relação às outras criaturas: «Ad omnia bona nostra cooperantur angeli - Os anjos prestam a sua cooperação a tudo quanto diz respeito ao nosso bem» (215). [...] 352. A Igreja venera os anjos, que a ajudam na sua peregrinação terrestre e protegem todo o gênero humano.

Padre João A. MacDowell, S.J. Obra: Religião também se aprende. Volume 5. 2001. Ed. Santuário. Aparecida/SP. 130p.

Pág. 56:
    De acordo com a própria origem da palavra grega, traduzida do hebraico, anjo significa "mensageiro", quer dizer, um enviado de Deus com uma missão especial. O anjo é, portanto, um intermediário entre Deus e os homens, entre o mundo celeste, ao qual pertence, e o mundo terrestre e humano, com o qual tem uma ligação natural.
    A função dos anjos é louvar a Deus e assisti-lo no governo do mundo. É o que expressa o Salmo 103,20: "Bendizei a Javé vós, os seus anjos, poderosos executores de suas ordens, sempre atentos à sua palavra". A Carta aos Hebreus (1, 14) apresenta-os como seres espirituais enviados a serviço dos que devem herdar a salvação. Eles estão, portanto, às ordens de Deus e de seu Filho, Jesus Cristo, na realização do plano de salvação da humanidade.

Mons. Jonas Abib (Brasil – 1936-2022). Obra: "Maria: A Mulher do Gênesis ao Apocalipse. Editora Canção Nova. 19ª edição. 2011. São Paulo. 158p." (pág. 11)

“Sabemos que os anjos foram criados por Deus para cumprir seus serviços, pois a Bíblia nos mostra as tarefas que Deus lhes confiou. Os anjos existem para executá-las. E uma dessas tarefas é o louvor a Deus.”

Mons. Jonas Abib (Brasil – 1936-2022). Obra: "Lado a lado com meu Anjo. Ed. Canção Nova. 2016. São Paulo. 94p."

“Na palavra de Deus, Jesus fala sobre a existência dos anjos, como lemos no Evangelho de São Mateus 18, 10: "contemplam constantemente a face de meu Pai que está nos céus". E no Salmo 103,20: "Bendizei o Senhor, vós, seus anjos, heróis fortes que executais suas ordens, obedecendo sua palavra!". Dessa forma, os anjos são mensageiros de Deus e são Seus fiéis servidores.” (pág. 13) “E são também os anjos que, em Lucas 2,14, enchem o Céu com um belo canto de glória, bendizendo a Deus pelo nascimento de Seu Filho: "Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são de seu agrado!" Quantos são os relatos dessa "companhia celeste" ao lado dos homens!” [pág. 22]

“Na Palavra de Deus existem muitos outros relatos da presença dos anjos e da mensagem gloriosa que eles trazem por meio de revelações, de livramento, de calmaria, de anúncio, de palavras de ordem e direcionamento, de louvor, de cura, de proteção... E não apenas na vida dos profetas, dos santos homens e mulheres da Bíblia, mas também na nossa vida os anjos querem estar presentes, até mesmo nos ensinando a orar, a louvar a Deus, indicar direções e o caminho. Os anjos são também combatentes! Como não os vemos, isso prova que existe uma realidade espiritual que está muito acima da nossa realidade terrena. E é nesse contexto espiritual que os anjos combatem, lutam por nós, nos defendem. Os anjos são verdadeiros guerreiros! E contra quem combatem? Contra Satanás e seus anjos decaídos, contra os espíritos do mal, aqueles que se rebelaram contra Deus e querem nos atingir, tirando de nós a dignidade de filhos amados de Deus e nos levando à perdição eterna.” [pág. 26/27]



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.