Revelacaocatolica.com
Aparições de Nossa Senhora

 Uma das maneiras que Deus pode usar para recordar aos cristãos as verdades reveladas são as aparições; mas elas não acrescentam nada de novo ao conteúdo da revelação cristã, apenas a atualiza num determinado contexto histórico

Padre João A. MacDowell, S.J. Obra: Religião também se aprende. Volume 5. 2001. Ed. Santuário. Aparecida/SP. 130p.

Pág. 127/130:
    Uma das maneiras que Deus pode usar para recordar aos cristãos as verdades reveladas são as aparições. A propósito da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Pedro cita as palavras do profeta Joel: "Acontecerá nos últimos dias: Derramarei meu Espírito sobre toda criatura. Vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, vossos anciãos terão sonhos" (At 2, 17).
    Assim também por meio de uma visão de Maria, Mãe de Jesus, Deus pode transmitir uma mensagem que normalmente será destinada não só a quem a recebe, mas a todo o povo. No caso de uma aparição verdadeira, o vidente é como um profeta que recebe esse carisma para o bem da Igreja. Mas sua mensagem não acrescenta nada de novo ao conteúdo da revelação cristã; apenas a atualiza num determinado contexto histórico.
    Portanto as aparições autênticas de Maria são úteis para despertar a fé do povo de Deus, como acontece em Lourdes e em Fátima. Mas seria um erro dar mais importância a essas aparições que à Palavra de Deus, contida na Bíblia. Como em sua vida aqui na terra, Maria, quando aparece aos cristãos, está totalmente a serviço de seu Filho, Jesus, o Salvador. Como na festa de Caná da Galiléia, assim também hoje, ela só tem uma recomendação: "Façam tudo o que ele lhes disser" (Jo 2,5). [...] Na Bíblia, e especialmente no Evangelho, está contido tudo que devemos crer para nos salvar. Por isso não temos obrigação de acreditar nas aparições atuais, mesmo quando a Igreja reconhece a sua origem divina. Elas não contém nenhum ensinamento novo, que seja necessário para a vida cristã. Mas podem ser muito úteis para saber o que Deus quer de nós hoje. Por exemplo, em Fátima, Nossa Senhora insiste na reza do rosário e na necessidade de converter-se sinceramente. Há mais de 300 anos Jesus apareceu a uma irmã, Margarida Maria Alacoque, declarada santa depois de sua morte, mostrando o seu coração e recomendando essa devoção. Pouco a pouco a devoção ao Coração de Jesus espalhou-se por toda a Igreja.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.