Revelacaocatolica.com
Antigo Testamento X Novo Testamento (antiga aliança, nova aliança, lei)

 O sacrifício de Cristo obteve para nós o perdão definitivo dos pecados, mas é necessário confessar as nossas faltas ao Sacerdote para poder obtê-lo

Bíblia Ave Maria (AT) (Jeremias 31:31-34)

31.Dias virão – oráculo do Senhor – em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá. 32.Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles. 33.Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Eu lhe incutirei a minha Lei; eu a gravarei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo. 34.Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: “Aprende a conhecer o Senhor”, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos – oráculo do Senhor –, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.

Bíblia Ave Maria (NT) (João 20:21-23)

21.Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. 22.Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23.Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.

Bíblia Ave Maria (NT) (Tiago 5:16)

16.Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.

Bíblia Ave Maria (NT) (Atos dos Apóstolos 5:30-31)

30.O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 31.Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

Bíblia Ave Maria (NT) (Hebreus 8:8.12)

8.Ora, sem dúvida, há uma censura nestas palavras: Eis que virão dias – oráculo do Senhor – em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. [...] 12.Eu lhes perdoarei as suas iniquidades, e já não me lembrarei dos seus pecados (Jr 31,31-34).

Bíblia Ave Maria (NT) (Hebreus 10:4.9-18)

4.Pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados. [...] 9.Em seguida, ajuntou: Eis que venho para fazer a tua vontade. Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia. 10.Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo. 11.Enquanto todo sacerdote se ocupa diariamente com o seu ministério e repete inúmeras vezes os mesmos sacrifícios que, todavia, não conseguem apagar os pecados, 12.Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus, 13.onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés (Sl 109,1). 14.Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação. 15.É o que nos confirma o testemunho do Espírito Santo. Depois de ter dito: 16.Eis a aliança que, depois daqueles dias, farei com eles – oráculo do Senhor: imprimirei as minhas leis nos seus corações e as escreverei no seu espírito, 17.acrescenta: dos seus pecados e das suas iniquidades já não mais me lembrarei (Jr 31,33s). 18.Ora, onde houve plena remissão dos pecados não há por que oferecer sacrifício por eles.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.