Revelacaocatolica.com
Profetas

 A perseguição e a morte dos profetas do Antigo Testamento

Bíblia Ave Maria (NT) (Hebreus 11:32-40)

32.Que mais direi? Irá me faltar o tempo, se falar de Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e dos profetas. 33.Graças à sua fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, viram se realizar as promessas. Taparam bocas de leões, 34.extinguiram a violência do fogo, escaparam a fio de espada, triun­faram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. 35.Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. 36.Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. 37.Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados, 38.homens de que o mundo não era digno! Refugiaram-se nas solidões das montanhas, nas cavernas e em antros subterrâneos. 39.E, no entanto, todos estes mártires da fé não conheceram a realização das promessas! 40.Porque Deus, que tinha para nós uma sorte melhor, não quis que eles chegassem sem nós à perfeição (da felicidade).

Bíblia Ave Maria (NT) (Mateus 5:10-12)

10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

Bíblia Ave Maria (NT) (Mateus 23:34-38)

34.Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores. Matareis e crucificareis uns e açoitareis outros nas vossas sinagogas. Eu os perseguireis de cidade em cidade, 35.para que caia sobre vós todos o sangue inocente derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o templo e o altar. 36.Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre esta raça. 37.Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus fi­lhos, como a galinha reúne seus pinti­nhos debaixo de suas asas... e tu não quiseste! 38.Pois bem, a vossa casa vos é deixada deserta.

Internet

Conforme se extrai do texto abaixo do site formação.cancaonova.com, Isaías, o primeiro grande profeta, foi foi assassinado pelo rei Manassés, que teria mandado cortá-lo ao meio com uma serra, por ter comparado Jerusalém com Sodoma e Gomorra (conforme a tradição judaica, coletada no livro apócrifo “A Ascensão de Isaías”). Jeremias, o segundo dos grandes profetas, teria sido morto por apedrejamento (conforme a tradição). Ezequiel, ainda muito jovem, fez parte de um grupo dos primeiros deportados por Nabucodonosor. Acredita-se na morte de Ezequiel pelas mãos de um chefe do povo, ao qual o profeta havia recriminado por conduta idólatra (conforme a tradição reconhecida por Santo Atanasio e São Epifânio).



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.