Revelacaocatolica.com
Pecado contra o Espírito Santo

 Peca contra o Espírito Santo quem se recusa a receber a misericórdia de Deus, pelo arrependimento, pois rejeita o perdão dos pecados. Tal endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna

Catecismo da Igreja Católica

1864. «Todo o pecado ou blasfémia será perdoado aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não lhes será perdoada» (Mt 12, 31) (100). Não há limites para a misericórdia de Deus, mas quem recusa deliberadamente receber a misericórdia de Deus, pelo arrependimento, rejeita o perdão dos seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo (101). Tal endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna.

Padre Chrystian Shankar

No vídeo abaixo do Instagram, o Padre Chrystian Shankar ensina que todo pecado tem perdão, desde que a pessoa se arrependa. Arrepender é mudar de mentalidade, de caminho. O pecado que não tem perdão é o pecado contra o Espírito Santo. Esse pecado ocorre quando ficamos contra Ele, que só quer fazer na nossa vida uma obra de salvação, de redenção. Em João 14:16, Jesus mesmo chama o Espírito Santo de outro Paráclito, que significa “advogado, defensor, protetor". Ele habita dentro de nós, conf. 1Coríntios 6:19, pois somos o seu Templo. Rejeitar a defesa e a proteção do Espírito Santo seria, em comparação, como se um réu recusasse a proteção de seu advogado de defesa em um julgamento no Tribunal, o que significaria a certeza da condenação pelo juiz. É abrir mão da graça de Deus.




Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.