Revelacaocatolica.com
Deus
       Atributos e características de Deus (Trindade Divina, essência, eternidade, transcendência, poder)
             Deus é amor, é bondoso, é misericordioso, mas também é um juiz justo, que julga com rigor aqueles que insistem em não se arrepender e seguir os seus mandamentos

 Deus nos ama, como um Pai amoroso, mas também nos castiga quando necessário caso insistamos em desviar de seus ensinamentos, pois não quer que sejamos condenados

Bíblia Ave Maria (AT) (Oséias 6:4-7)

4.Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá? Vosso amor é como a nuvem da manhã, como o orvalho que logo se dissipa. 5.Por isso, é que os castiguei pelos profetas, e os matei pelas palavras de minha boca, e meu juízo resplandece como o relâmpago, 6.porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos. 7.Mas eles violaram vergonhosamente a aliança e traíram-me.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 143/144:3-4)

3.Que é o homem, Senhor, para cuidardes dele, que é o Filho do Homem para que vos ocupeis dele? 4.O homem é semelhante ao sopro da brisa, seus dias são como a sombra que passa.

Bíblia Ave Maria (AT) (Oséias 11:1-9)

1.Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho. 2.Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baals e queimaram ofertas aos ídolos. 3.Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles. 4.Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e dei-lhes alimento. 5.Ele voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim. 6.A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras. 7.Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se. 8.Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão. 9.Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 7:12-18)

12.Deus é um juiz íntegro, um Deus perpetuamente vingador. 13.Se eles não se corrigem, ele afiará a espada, entesará o arco e os visará. 14.Contra os ímpios apresentará dardos mortíferos, lançará flechas inflamadas. 15.Eis que o mau está em dores de parto, concebe a malícia e dá à luz a mentira. 16.Abre um fosso profundo, mas cai no abismo por ele mesmo cavado. 17.Sua malícia recairá em sua própria cabeça, e sua violência se voltará contra a sua fronte. 18.Eu, porém, glorificarei o Senhor por sua justiça, e salmodiarei o nome do Senhor, o Altíssimo.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 32|33:2-5)

2.Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. 3.Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, 4.porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade: 5.ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 85|86:5)

5.Porquanto vós sois, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos vos invocam.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 85|86:15)

15.Mas vós, Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo; lento para a ira, cheio de clemência e fidelidade.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 96|97:1-2)

1.O Senhor reina! Que a terra exulte de alegria, que se rejubile a multidão das ilhas. 2.Está envolvido em escura nuvem, seu trono tem por fundamento a justiça e o direito.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 102|103:8-14)

8.O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência. 9.Ele não está sempre a repreender, nem eterno é o seu ressentimento. 10.Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga em proporção de nossas faltas, 11.porque tanto os céus distam da terra quanto sua misericórdia é grande para os que o temem; 12.tanto o oriente dista do ocidente quanto ele afasta de nós nossos pecados. 13.Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, 14.porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó. 15.Os dias do homem são semelhantes a erva, ele floresce como a flor dos campos. 16.Apenas sopra o vento, já não existe, e nem se conhece mais o seu lugar. 17.É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos, 18.sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos.

Bíblia Ave Maria (AT) (Salmo 144|145:7-9)

7.Proclamam o louvor de vossa bondade imensa, e aclamam a vossa justiça. 8.O Senhor é clemente e compassivo, generoso e cheio de bondade. 9.O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras.

Bíblia Ave Maria (AT) (Isaías 40:10-11)

10.Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista; 11.como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam”.

Bíblia Ave Maria (AT) (Isaías 49:14-16)

14.Sião dizia: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me”. 15.Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. 16.Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.

Bíblia Ave Maria (AT) (Isaías 54:8-10)

8.Em um acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti. 9.Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar. 10.Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti.

Bíblia Ave Maria (AT) (Miquéias 7:18)

18.Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniquidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia?

Bíblia Ave Maria (AT) (Jeremias 9:23)

23.Aquele, porém, que se quiser vangloriar, glorie-se de possuir inteligência e de saber que eu, seu Senhor, exerço a bondade, o direito e a justiça sobre a terra, pois nisso encontro o meu agrado – oráculo do Senhor.

Bíblia Ave Maria (AT) (Jeremias 31:1-3)

1.Naquele tempo – oráculo do Senhor – serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas constituirão o meu povo. 2.Eis o que diz o Senhor: “Foi concedida graça no deserto ao povo que o gládio poupara. Dentro em pouco Israel gozará de repouso”. 3.De longe me aparecia o Senhor: “Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.

Bíblia Ave Maria (AT) (Deuteronômio 4:30-31)

30.Quando todos esses males tiverem caído sobre ti, mais tarde, em tal tribulação voltarás para o Senhor, teu Deus, e ouvirás a sua voz, 31.porque o Senhor é um Deus misericordioso. Ele não te quer abandonar nem te extinguir, e não se esquecerá da aliança que jurou aos teus pais.

Bíblia Ave Maria (AT) (Deuteronômio 7:9-13)

9.Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus mandamentos, 10.mas castiga diretamente aqueles que o odeiam, exterminando-os, e infligindo sem demora o castigo direto àquele que o odeia. 11.Observai, pois, as ordenações, as leis e os preceitos que vos prescrevo hoje, e praticai-os. 12.Se ouvirdes esses preceitos e os praticardes fielmente, o Senhor, teu Deus, guardará para contigo a aliança de misericórdia que jurou a teus pais, 13.amando-te, abençoando-te e multiplicando-te: abençoará o fruto de teu ventre e o fruto do solo, teu trigo, teu vinho e teu óleo, as crias de tuas vacas e de tuas ovelhas, na terra que jurou a teus pais dar-te.

Bíblia Ave Maria (AT) (Neemias 9:17)

17.Recusaram-se a ouvir e não mais se incomodaram com as maravilhas que operastes em seu favor. Endureceram a cerviz e, em sua rebelião, elegeram um chefe para retornar à sua escravidão. Mas vós sois um Deus sempre pronto ao perdão, clemente e compassivo, vagaroso em encolerizar-se e rico em bondade e assim não os abandonastes.

Bíblia Ave Maria (AT) (Neemias 9:16-21)

16.Mas os nossos pais, em seu orgulho, endureceram a cerviz e não observaram os vossos mandamentos. 17.Recusaram-se a ouvir e não mais se incomodaram com as maravilhas que operastes em seu favor. Endureceram a cerviz e, em sua rebelião, elegeram um chefe para retornar à sua escravidão. Mas vós sois um Deus sempre pronto ao perdão, clemente e compassivo, vagaroso em encolerizar-se e rico em bondade e assim não os abandonastes. 18.Mesmo quando fabricaram para si um bezerro de metal fundido e vos ultrajaram grandemente dizendo ser aquilo o Deus que os tirara do Egito, 19.usastes de muita misericórdia e não os abandonastes no deserto; e a coluna de nuvem que os guiava durante o dia em sua viagem, bem como a coluna de fogo que lhes iluminava o caminho que deviam seguir durante a noite, não lhes foi arrebatada. 20.Destes-lhes do vosso bom espírito para torná-los prudentes; não lhes recusastes o vosso maná para seu alimento e destes-lhes água para estancar a sede. 21.Durante quarenta anos provestes as necessidades deles no deserto, sem que nada lhes faltasse. Suas vestes não se estragaram e nem seus pés incharam.

Bíblia Ave Maria (AT) (Joel 2:13)

13.Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.

Bíblia Ave Maria (AT) (2Crônicas 6:14)

14.“Senhor, Deus de Israel, não há nem no céu nem na terra um deus que seja comparável a vós, que seja fiel à sua aliança com seus servos e cheio de misericórdia para com os que vos servem de todo o coração.

Bíblia Ave Maria (AT) (Provérbios 3:11-12)

11.Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, nem te espantes de que ele te repreenda, 12.porque o Senhor castiga aquele a quem ama, e pune o filho a quem muito estima.

Bíblia Ave Maria (AT) (Provérbios 15:8-10)

8.Os sacrifícios dos pérfidos são abominação para o Senhor, a oração dos homens retos lhe é agradável. 9.O Senhor abomina o caminho do mau, mas ama o que se prende à justiça. 10.Severa é a correção para o que se afasta do caminho, e o que aborrece a repreensão perecerá.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 4:7-21)

7.Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8.Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9.Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter envia­do ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. 10.Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. 11.Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. 12.Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. 13.Nisso é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito. 14.E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15.Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. 16.Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. 17.Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo. 18.No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. 19.Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. 20.Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 21.Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.

Bíblia Ave Maria (NT) (Apocalipse 6:9-11)

9.Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. 10.E clamavam em alta voz, dizendo: “Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?”. 11.Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para serem mortos.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 3:1)

1.Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Bíblia Ave Maria (NT) (Romanos 11:19-24)

19 Dirás, talvez: “Os ramos foram cortados para que eu fosse enxertada”. 20 Sem dúvida! É pela incredulidade que foram cortados, ao passo que tu é pela fé que estás firme. Não te ensoberbeças, antes, teme. 21 Se Deus não poupou os ramos naturais, bem poderá não poupar a ti. 22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada. 23 E eles, se não persistirem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para enxertá-los de novo. 24 Se tu, cortada da oliveira de natureza selvagem, contra a tua natureza foste enxertada em boa oliveira, quanto mais eles, que são naturais, poderão ser enxertados na sua própria oliveira!

Bíblia Ave Maria (NT) (Lucas 6:35-36)

35 Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. 36 Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 2:1-6)

1.Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 2.Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3.Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. 4.Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. 5.Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhe­cemos se estamos nele: 6.aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.

Bíblia Ave Maria (NT) (Mateus 7:18-24)

18.Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 19.Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 20.Pelos seus frutos os conhecereis. 21.Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Se­nhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? 23.E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Reti­rai-vos de mim, operários maus!”. 24.“Aquele, pois, que ouve estas mi­nhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.

Bíblia Ave Maria (NT) (Mateus 25:34-46)

34.Então, o Rei dirá aos que estão à direita: Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37.Os justos lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?. 40.Responderá o Rei: Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 41.Ele se voltará em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. 42.Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43.era peregrino e não me acolhes­tes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. 44.Também estes lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?. 45.E ele responderá: Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes peque­ninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46.“E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.”

Bíblia Ave Maria (NT) (João 3:16)

16.Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Bíblia Ave Maria (NT) (João 14:15.21-26)

15.Se me amais, guardareis os meus mandamentos. [...] 21.Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. 22.Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?. 23.Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24.Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 5:1-4)

1.Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. 2.Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3.Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, 4.porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Bíblia Ave Maria (NT) (Efésios 2:4-6)

4.Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, 5.quando estávamos mortos em consequên­cia de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo – é por graça que fostes salvos! –, 6.juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus.

Bíblia Ave Maria (NT) (Hebreus 12:5-11)

5.Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; 6.pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). 7.Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? 8.Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos. 9.Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? 10.Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniên­cia, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade. 11.É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz.

Bíblia Ave Maria (NT) (Romanos 1:18)

18.A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade.

Bíblia Ave Maria (NT) (Tiago 2:5-26)

5.Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam? 6.Mas vós desprezas­tes o pobre! Não são porventura os ricos os que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? 7.Não blasfemam eles o belo nome que trazeis? 8.Se cumprirdes a Lei régia da Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18), sem dúvida fazeis bem. 9.Mas se vos deixais levar por distinção de pessoas, cometeis uma falta e sereis condenados pela Lei como transgressores. 10.Pois quem guardar os preceitos da Lei, mas faltar em um só ponto, se tornará culpado de toda ela. 11.Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, disse também: Não matarás (Ex 20,13s). Se, pois, matares, embora não tenhas cometido adultério, tornas-te transgressor da Lei. 12.Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela Lei da liberdade. 13.Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento. 14.De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso essa fé poderá salvá-lo? 15.Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, 16.e algum de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos”, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 17.Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. 18.Mas alguém dirá: “Tu tens fé, e eu tenho obras”. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19.Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios creem e tremem. 20.Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? 21.Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? 22.Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. 23.Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). 24.Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? 25.Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? 26.Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.

Bíblia Ave Maria (NT) (Apocalipse 3:19)

19.Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.