Revelacaocatolica.com
Dogmas marianos, Atributos e Títulos de Nossa Senhora
       Mãe de Deus (DOGMA, Theotokos)

 Até mesmo Martinho Lutero, o pai do protestantismo, reconhecia que Maria é mãe de Deus

Diácono João Victor Mariano

No vídeo abaixo do Youtube, o Diácono João Victor Mariano, ao refutar as afirmações do Pastor Cláudio Duarte, ensina que Maria é a mãe de Deus. Não pode haver dúvidas sobre isso, pois se Maria é mãe de Jesus, e Jesus é Deus, então Maria é mãe de Deus. Assim como os protestante, no séc. V, Nestório também defendia a heresia de pregar que Maria foi apenas mãe da parte humana de Jesus. Entretanto, não é possível separar a natureza humana da natureza divina de Jesus (união hipostática), pois Ele não é metade homem e metade Deus. Ao contrário, Ele é todo homem e todo Deus. Maria, portanto, é mãe de Deus, em Jesus Cristo.
Nem mesmo o pai dos protestantes, Martinho Lutero, defendia essa heresia, pois ele afirmava: "... ela com justiça é chamada não apenas de mãe dos homens, mas também a Mãe de Deus... é certo que Maria é a Mãe do real e verdadeiro Deus". (Sermão Concórdia. vol 24. p. 107). Em relação à Maria, Lutero também reconhecia a sua maternidade universal, a sua imaculada conceição e que Jesus era filho único, teses também rejeitadas pelos protestantes atuais, conforme segue: "Maria é a Mãe de Jesus e a Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou no colo dela... Se ele é nosso, deveríamos estar na situação dele; lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo aquilo que ele tem deveria ser nosso. Portanto, a mãe dele também é a nossa mãe..." (Sermão de Natal de 1529). "É uma doce e piedosa crença esta que diz que a alma de Maria não possuía pecado original; esta de que, quando ela recebeu sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo de Deus uma alma pura. Assim, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo pecado" (Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus de 1527) "Cristo foi o único filho de Maria, e da Virgem Maria não teve filhos além Dele... Estou inclinado a concordar com aqueles que declaram que 'irmão' significam realmente 'primos'. A Sagrada Escritura e os judeus sempre chamaram os primos irmãos". (Sermão de 1539)
As Escrituras Sagradas também são claras ao revelar que Maria é a mãe de Deus, conf. Isaías 7:14 (Jesus seria chamado de “Deus Conosco”), João 1:14 (o Verbo divino se fez carne e habitou entre nós), Lucas 1:43 (Isabel reconhece Maria como a mãe de Deus)




Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.