Bíblia Ave Maria (Mateus 12:9-16) 9.Partindo dali, Jesus entrou na sinagoga. 10.Encontrava-se lá um homem que tinha a mão seca. Alguém perguntou a Jesus: “É permitido curar no dia de sábado?”. Isto para poder acusá-lo. 11.Jesus respondeu-lhe: “Há alguém entre vós que, tendo uma única ovelha e se esta cair num poço no dia de sábado, não a irá procurar e retirar? 12.Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado”. 13.Disse, então, àquele homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e ela tornou-se sã como a outra. 14.Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar. 15.Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes. 16.Proibia-lhes formalmente falar disso,
Bíblia Ave Maria (Marcos 3:1-5) 1.Noutra vez, entrou ele na sinagoga e achava-se ali um homem que tinha a mão seca. 2.Ora, estavam-no observando se o curaria no dia de sábado, para o acusarem. 3.Ele diz ao homem da mão seca: “Vem para o meio”. 4.Então, lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?”. Mas eles se calavam. 5.Então, lançando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!”. Ele estendeu-a e a mão foi curada.
Bíblia Ave Maria (Lucas 6:6-10) 6.Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca. 7.Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo. 8.Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio”. Ele se levantou e ficou em pé. 9.Disse-lhes Jesus: “Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer”. 10.E, relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: “Estende tua mão”. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.
Bíblia Ave Maria (Lucas 14:2-6) 2.Havia ali um homem hidrópico. 3.Jesus dirigiu-se aos doutores da Lei e aos fariseus: “É permitido ou não fazer curas no dia de sábado?” 4.Eles nada disseram. Então Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5.Depois, dirigindo-se a eles, disse: “Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?” 6.A isto nada lhe podiam replicar.