Bíblia Ave Maria (Mateus 14:24-36) 24.Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25.Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. 26.Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: “É um fantasma!” – disseram eles –, soltando gritos de terror. 27.Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”. 28.Pedro tomou a palavra e falou: “Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!”. 29.Ele disse-lhe: “Vem!”. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. 30.Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. 31.No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”. 32.Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. 33.Então, aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: “Tu és verdadeiramente o Filho de Deus.” 34.E, tendo atravessado, chegaram a Genesaré. 35.As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes, 36.rogando-lhe que ao menos deixasse tocar na orla de sua veste. E, todos aqueles que nele tocaram, foram curados.
Bíblia Ave Maria (Marcos 6:47-56) 47.À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra. 48.Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. 49.À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram; 50.pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: “Tranquilizai-vos, sou eu; não vos assusteis!”. 51.E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor, 52.pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis. (= Mt 14,34ss) 53.Navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram. 54.Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu. 55.Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava. 56.Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos. (= Mt 15,1-20)
Bíblia Ave Maria (João 6:16-21) 16.Chegada a tarde, os seus discípulos desceram à margem do lago. 17.Subindo a uma barca, atravessaram o lago rumo a Cafarnaum. Era já escuro, e Jesus ainda não se tinha reunido a eles. 18.O mar, entretanto, se agitava, porque soprava um vento rijo. 19.Tendo eles remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus que se aproximava da barca, andando sobre as águas, e ficaram atemorizados. 20.Mas ele lhes disse: “Sou eu, não temais”. 21.Quiseram recebê-lo na barca, mas pouco depois a barca chegou ao seu destino.