Revelacaocatolica.com
Ricos, Abastados, Poderosos (riqueza)

 A dificuldade de o rico entrar no Reino de Deus

Bíblia Ave Maria (Marcos 10:23-27)

23.E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”. 24.Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! 25.É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”. 26.Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se?”. 27.Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isso é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”.

Bíblia Ave Maria (Lucas 18:18-27)

18.Um homem de posição perguntou então a Jesus: “Bom Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?”. 19.Jesus respondeu-lhe: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão só Deus. 20.Conheces os mandamentos: não cometerás adultério; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honrarás pai e mãe”. 21.Disse ele: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade”. 22.A essas palavras, Jesus lhe falou: “Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me”. 23.Ouvindo isso, ele se entristeceu, pois era muito rico. 24.Vendo-o entristecer-se, disse Jesus: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! 25.É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” 26.Perguntaram os ouvintes: “Quem então poderá salvar-se?” 27.Respondeu Jesus: “O que é impossível aos homens é possível a Deus.”

Bíblia Ave Maria (1Timóteo 6:9-10)

9.Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 10.Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições.

Bíblia Ave Maria (1Timóteo 6:17-19)

17.Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos. 18.Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, 19.ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida.

Bíblia Ave Maria (Mateus 19:24-26)

24.Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25.A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: “Quem poderá então salvar-se?”. 26.Jesus olhou para eles e disse: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível”.

Catecismo da Igreja Católica

2546. «Bem-aventurados os pobres em espírito» (Mt 5, 3). As bem-aventuranças revelam uma ordem de felicidade e de graça, de beleza e de paz. Jesus celebra a alegria dos pobres, aos quais o Reino pertence desde já (285): «O Verbo chama "pobreza em espírito" à humildade voluntária do espírito humano e à sua renúncia; e o Apóstolo dá-nos como exemplo a pobreza de Deus, quando diz: «Ele fez-Se pobre por nós (2 Cor 8, 9)» (286). 2547. O Senhor lamenta-Se dos ricos, porque eles encontram a sua consolação na abundância de bens (287). «O orgulhoso procura o poder terreno, ao passo que o pobre em espírito procura o Reino dos céus» (288). O abandono à providência do Pai do céu liberta da preocupação pelo amanhã. A confiança em Deus dispõe para a bem-aventurança dos pobres (289). Eles verão a Deus. [...] 2551. «Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração» (Mt 6, 21). 2552. O décimo mandamento proíbe a cupidez desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e seu poder. [...] 2556. O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos céus. «Bem-aventurados os pobres em espírito» (Mt 5, 3).


C.S.Lewis (Reino Unido, 1898-1963). Obra: "Cristianismo puro e simples. 3ª edição, 2009." (pág. 282/283)

“Um dos perigos de se ter muito dinheiro é que você pode ficar satisfeito com o tipo de felicidade que o dinheiro pode comprar e, assim, pode deixar de perceber o quanto precisa de Deus. [...] Em outras palavras, para os que são "ricos" nesse sentido, é difícil entrar no Reino.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.