Revelacaocatolica.com
Juízo particular e Juízo final (universal)

 Os Santos julgarão os anjos, as nações e o mundo

Bíblia Ave Maria (1Coríntios 6:1-3)

1.Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos? 2.Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? 3.Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões des­ta vida!

Bíblia Ave Maria (Sabedoria 3:1-8)

1.Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2.Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3.E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4.Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5.e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6.Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7.No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8.Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.

Segunda Carta de Policarpo aos Filipenses (69-155 d.C.). Obra: "Patrística: Padres Apostólicos. São Paulo. Ed. Paulus. 1995." [catecismo primitivo] (pág. 145)

Ou não sabemos que os santos julgarão o mundo, como ensina Paulo?



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.