Bíblia Ave Maria (AT) (Sabedoria 3:1-8)1.Mas
as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2.
Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3.E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4.Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5.e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6.Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7.No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8.
Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.
Bíblia Ave Maria (NT) (1Coríntios 6:1-3)1.Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos? 2.
Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? 3.
Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões desta vida!
Segunda Carta de Policarpo aos Filipenses (69-155 d.C.). Obra: "Patrística: Padres Apostólicos. São Paulo. Ed. Paulus. 1995." [catecismo primitivo] (pág. 145) Ou não sabemos que os santos julgarão o mundo, como ensina Paulo?