Scott Hahn. Obra: "Razões para crer – Como entender, explicar e defender a Fé Católica. Ed. Cleófas. 1ª edição. 2015." “Então, essa é a marca verdadeiramente real que Jesus fala aos Seus Apóstolos: ""Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus" Pegando o cálice, deu graças e disse: "Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus"" (LC 22,15-18). Jesus enfatiza aqui que a Ceia é algo relacionado ao reino e sua vinda, cujo reino, na verdade, está próximo.
Ele associa o reino com comer e beber, como Ele dirá novamente alguns versículos depois, ao assegurar a Seus discípulos que eles vão "comer e beber... no Meu reino" (v. 30). Aquelas duas declarações enquadram a história da Ceia, e estabelecem uma promessa: o comer e o beber com Jesus são manifestações importantes da presença do reino. Alguns dias depois, quando o Cristo ressuscitado come com os discípulos, aqueles momentos são a Sua garantia de que o reino se fez verdadeiramente presente.
[...] E o que está implícito na Última Ceia, se torna explícito na história de Emaús, onde a presença visível do Senhor desaparece durante a distribuição das espécies (24,31) por que isso aconteceu? Porque, à luz de Lucas 22,19, a Sua presença estava agora evidente com o pão. Assim, o reino messiânico foi “dado a conhecer" aos discípulos "no partir do pão" (24,35). Depois, Lucas correlaciona a sua própria experiência litúrgica à Última Ceia de Jesus, incluindo-se dentre aqueles que se reúnem no primeiro dia da semana para a "fração do pão" (At 20,7). Na Última Ceia e no episódio de Emaús, os cristãos aprenderam, com estes fatos, que o Cristo ressuscitado está realmente presente no pão que juntos nós partimos.
Onde está a Eucaristia, aí está o Rei. E onde está o Rei, aí está o Reino.”
[pág. 176/177]“O sinal do reino será comer e beber à mesa do rei. Mas perceba que os discípulos já estão — na Última Ceia — comendo e bebendo à mesa de Jesus. E Ele não desloca esse gesto para uma data futura. O sinal do reino já está lá, presente, no Cenáculo. Qual o significado desse gesto? Significa que o reino já se faz presente no comer e no beber Eucarísticos. E a presença do reino continua quando os Apóstolos partem o pão em memória de Jesus. A celebração da Eucaristia manifesta o reino.
O reino e a Eucaristia estão fortemente ligados, pois o reino de Deus é um reino Eucarístico.”
[pág. 179/180]