Revelacaocatolica.com
Profecias sobre Jesus, o Messias (sobre Jesus)
       Sobre a vinda do Messias

 Profecias sobre a vinda do Messias

Bíblia Ave Maria (Isaías 11:1-10)

1.Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. 2.Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor. 3.Sua alegria se encontrará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; 4.mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. 5.A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos. 6.Então, o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá; 7.a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi. 8.A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide. 9.Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar. 10.Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.

Bíblia Ave Maria (Isaías 61:1-3)

1.O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa-nova aos humildes, a curar os corações doloridos, a anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; 2.a proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; a consolar todos os aflitos, 3.a dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então, os chamarão as azinheiras da justiça, plantadas pelo Senhor para sua glória.

Bíblia Ave Maria (Malaquias 3:1-6.18-24)

1. Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu Templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos.
[NOTA: 3,1. Virá: trata-se da vinda do Messias que, tomando posse da Cidade Santa, põe fim a todos os distúrbios. Ver Mt 11,10; Mc 1,2; Lc 7,27]
2. Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. 3. Ele se sentará para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então, eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. 4. E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora. 5. Virei ter convosco para julgar vossas questões e serei uma testemunha pronta contra os mágicos, os adúlteros, os perjuros, contra os que retêm o salário do operário, que oprimem a viúva e o órfão, que maltratam o estrangeiro e não me temem – diz o Senhor. 6. Porque eu sou o Senhor e não mudo; e vós, ó filhos de Jacó, não sois ainda um povo extinto. [...] 18. E vereis de novo que há uma diferença entre justo e ímpio, entre quem serve a Deus e quem não o serve. 19. Porque eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia que vai vir os queimará – diz o Senhor dos exércitos – e nada ficará: nem raiz nem ramos. 20. Mas sobre vós que temeis o meu nome se levantará o sol de justiça que traz a salvação em seus raios. Saireis e saltareis, livres como os bezerros ao saírem do estábulo. 21.Pisareis aos pés os ímpios, os quais serão pó, sob a planta de vossos pés, no dia em que eu agir – diz o Senhor dos exércitos. 22.Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a quem prescrevi ordenações e mandamentos para todo o Israel, no monte Horeb. 23. Vou mandar-vos o profeta Elias [refere-se a João Batista, como afirmado em Lucas 1:17 e Mateus 11:11-15; 17:10-13], antes que venha o grande e temível dia do Senhor, 24. e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra.
[NOTA: 3,24. Texto citado em Lc 1,17.]

Bíblia Ave Maria (Lucas 4:16-22)

16.Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17.Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, esco­lheu a passagem onde está escrito (61,1s): 18.O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19.para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. 20.E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21.Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”. 22.Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: “Não é este o filho de José?”.

Bíblia Ave Maria (Jeremias 23:5-6)

5. Dias virão – oráculo do Senhor – em que farei brotar de Davi um rebento justo que será rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a equidade. 6. Sob seu reinado será salvo Judá, e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: Javé-Nossa-Justiça!

Bíblia Ave Maria (Zacarias 3:8-10)

8.Ouve, ó Josué, sumo sacerdote, tu e teus colegas que se sentam diante de ti – porque são pessoas de presságio: porque eis que farei vir o meu servo Rebento. 9.Eis a pedra que pus diante de Josué; sobre essa pedra estão sete olhos; gravarei eu mesmo sobre ela a inscrição – oráculo do Senhor dos exércitos – e em um só dia tirarei o mal desta terra. 10.Naquele dia – oráculo do Senhor dos exércitos – convidareis uns aos outros para debaixo de sua vinha e de sua figueira”.
NOTA: 8. Pessoas de presságio: a função importante exercida por Josué e seus conselheiros, função que vem de ser restaurada pela ação direta do Senhor, é o sinal de toda a restauração que vai ser feita em Jerusalém. Rebento: Zacarias prediz a vinda do Messias e o saúda sob um nome simbólico. Ver Jer 23,5; 33,15; Zc 6,12.

Bíblia Ave Maria (Isaías 42:1-7)

1.Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião. 2.Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. 3.Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, 4.até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos. 5.Eis o que diz o Senhor Deus que criou os céus e os desdobrou, que firmou a terra e toda a sua vegetação, que dá respiração a seus habitantes, e o sopro vital àqueles que pisam o solo: 6.“Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações; 7.para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.
NOTAS
42,1. Aqui começa o primeiro dos quatro poemas sobre o Servo, atualmente dispersados, compreendendo no mínimo 42,1-4; 49,1-6; 50,4-9; 52,13 a 53,12. Pintam um tipo sublime de Messias: rei, profeta, sacerdote e vítima. Não seria possível confundi-lo com o povo de Israel, chamado também de servo, porque ele justamente se oferece como vítima pelos pecados desse povo. O Espírito de Deus, que inspira os profetas, habitará com permanência e plenitude no Messias. Ver 11,2, e a realização no Jordão, Mt 3,16. Os versículos 1-4 são citados em Mt 12,18-21.
42,6. Realmente: outra interpretação – Chamei-te para o triunfo da justiça. – Aliança com os povos: assim compreendeu a versão grega, de acordo com o paralelismo e com o papel real do Messias...

Bíblia Ave Maria (Zacarias 2:14-17)

14.Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti – oráculo do Senhor. 15.Naquele dia, se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos. 16.O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo sua cidade escolhida. 17.Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada.”

Blaise Pascal (França, 1623-1662). Obra: "Coleção Os Pensadores: Pascal. Ed. Nova Cultural. São Paulo, 1999. 285p." (pág. 197)

“Jesus Cristo operou milagres, bem como os apóstolos que converteram os pagãos; e dessa maneira, realizadas todas as profecias, o Messias está provado para sempre.Observe-se que, desde o começo do mundo, a espera ou a adoração do Messias sobrevive sem interrupção; que homens disseram que Deus lhes revelara que devia nascer um redentor para salvar seu povo; que mais tarde Abraão veio dizer que recebera a revelação de que o Messias nasceria dele por um filho que teria; que Jacó declarou que, dos seus doze filhos, ele nasceria de Judá; que Moisés e os profetas vieram depois narrar o tempo e o modo de sua vinda; que afirmaram que tinham a lei apenas enquanto esperavam a do Messias; que até então ela seria perpétua, mas que a outra duraria eternamente; que desse modo, sua lei ou a do Messias, da qual era a promessa, existiram sempre na Terra; que, na verdade, ela sempre durou; que, por fim, Jesus Cristo veio em todas as circunstâncias preditas. Isso é admirável. Isto é certo.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.