Revelacaocatolica.com
Profecias sobre Jesus, o Messias (sobre Jesus)
       João Batista, o Precursor

 Profecia sobre o Precursor, João Batista (o Elias que deveria vir primeiro)

Bíblia Ave Maria (Isaías 40:1-5)

1.“Consolai, consolai meu povo” – diz vosso Deus. 2.Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados. 3.Uma voz exclama: “Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus. 4.Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!”. 5.Então, a glória do Senhor se manifestará; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu.

Bíblia Ave Maria (Malaquias 3:1-6.18-24)

1. Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu Templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos.
[NOTA: 3,1. Virá: trata-se da vinda do Messias que, tomando posse da Cidade Santa, põe fim a todos os distúrbios. Ver Mt 11,10; Mc 1,2; Lc 7,27]
2. Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. 3. Ele se sentará para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então, eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. 4. E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora. 5. Virei ter convosco para julgar vossas questões e serei uma testemunha pronta contra os mágicos, os adúlteros, os perjuros, contra os que retêm o salário do operário, que oprimem a viúva e o órfão, que maltratam o estrangeiro e não me temem – diz o Senhor. 6. Porque eu sou o Senhor e não mudo; e vós, ó filhos de Jacó, não sois ainda um povo extinto. [...] 18. E vereis de novo que há uma diferença entre justo e ímpio, entre quem serve a Deus e quem não o serve. 19. Porque eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia que vai vir os queimará – diz o Senhor dos exércitos – e nada ficará: nem raiz nem ramos. 20. Mas sobre vós que temeis o meu nome se levantará o sol de justiça que traz a salvação em seus raios. Saireis e saltareis, livres como os bezerros ao saírem do estábulo. 21.Pisareis aos pés os ímpios, os quais serão pó, sob a planta de vossos pés, no dia em que eu agir – diz o Senhor dos exércitos. 22.Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a quem prescrevi ordenações e mandamentos para todo o Israel, no monte Horeb. 23. Vou mandar-vos o profeta Elias [refere-se a João Batista, como afirmado em Lucas 1:17 e Mateus 11:11-15; 17:10-13], antes que venha o grande e temível dia do Senhor, 24. e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra.
[NOTA: 3,24. Texto citado em Lc 1,17.]

Bíblia Ave Maria (Mateus 3:1-3)

1.Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia. 2.Dizia ele: “Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus.” 3.Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3).

Bíblia Ave Maria (Mateus 11:9-14)

9.Então, por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta. 10.É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1). 11.Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12.Desde a época de João Batista até o presente, o Rei­no dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. 13.Porque os profetas e a Lei tiveram a palavra até João. 14.E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.

Bíblia Ave Maria (Marcos 1:1-4)

1.Princípio da Boa-Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: 2.Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. 3.Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Ml 3,1; Is 40,3). 4.João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.

Bíblia Ave Maria (Marcos 9:11-13)

11.Depois lhe perguntaram: “Por que dizem os fariseus e os escribas que primeiro deve voltar Elias?”. 12.Respondeu-lhes: “Elias deve voltar primeiro e restabelecer tudo em ordem. Como então está escrito acerca do Filho do Homem que deve padecer muito e ser desprezado? 13.Mas digo-vos que também Elias já voltou e fizeram-lhe sofrer tudo quanto quiseram, como está escrito dele”. (= Mt 17,14-20 = Lc 9,37-43a)

Bíblia Ave Maria (Lucas 3:1-9)

1.No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da província de Traconites, e Lisânias, tetrarca da Abilina, 2.sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zaca­rias. 3.Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, 4.como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías (40,3ss): Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5.Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; se tornará direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados. 6.Todo homem verá a salvação de Deus. 7.Dizia, pois, ao povo que vinha para ser batizado por ele: “Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente? 8.Fazei, pois, uma conversão realmente frutuosa e não comeceis a dizer: Temos Abraão por pai. Pois vos digo: Deus tem poder para destas pedras suscitar filhos a Abraão. 9.O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo”.

Bíblia Ave Maria (Lucas 7:24-28)

24.Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25.Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palá­cios dos reis. 26.Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta. 27.Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti (Ml 3,1). 28.Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele.

Bíblia Ave Maria (João 1:15-27)

15.João dá testemunho dele, e exclama: “Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim”. 16.Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. 17.Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18.Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou. (= Mt 3,1-17 = Mc 1,1-13 = Lc 3,1-17) 19.Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: “Quem és tu?”. 20.Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: “Eu não sou o Cristo”. – 21.“Pois, então, quem és?” – perguntaram-lhe eles. “És tu Elias?”. Disse ele: “Não o sou”. “És tu o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22.Perguntaram-lhe de novo: “Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”. 23.Ele respondeu: “Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías” (40,3). 24.Alguns dos emissários eram fariseus. 25.Continuaram a perguntar-lhe: “Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?”. 26.João respondeu: “Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27.Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado”.

Bíblia Ave Maria (João 5:30-39)

30.De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 31.Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé o meu testemunho. 32.Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim. 33.Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34.Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos. 35.João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36.Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. 37.E o Pai que me enviou, ele mesmo deu tes­temunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face... 38.e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou. 39.Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.

Bíblia Ave Maria (Lucas 1:8-17)

8.Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9.coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10.Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11.Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12.Vendo-o, Zaca­rias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13.Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zaca­rias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho, e tu o chamarás João. 14.Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15.porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem licor, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16.ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17.e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto”.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.