Revelacaocatolica.com
Ressurreição dos mortos

 Ressurreição dos mortos

Bíblia Ave Maria (AT) (2Macabeus 7:9-23)

9.Estando prestes a dar o último suspiro, disse: “Maldito, tu nos arrebatas a vida presente, mas o Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna, pois morremos por fidelidade às suas leis”. 10.Após este, torturaram o terceiro. Reclamada a língua, ele a apresentou logo, e estendeu as mãos corajosamente. 11.Declarou com nobreza: “Do céu recebi estes membros, mas eu os desprezo por amor às suas leis, e dele espero recebê-los um dia de novo”. 12.O próprio rei e os que o acompanhavam ficaram admirados com o heroísmo desse jovem, que reputava por nada os sofrimentos. 13.Morto este, aplicaram os mesmos suplícios ao quarto, 14.e este disse, quando estava a ponto de expirar: “É uma sorte desejável perecer pela mão humana com a esperança de que Deus nos ressuscite. Para ti, porém, certamente não haverá ressurreição para a vida!”. 15.Arrastaram, em seguida, o quinto e torturaram. 16.Encarando o rei, lhe disse: “Ainda que mortal, tens poder sobre os homens, e fazes o que queres. Não penses, todavia, que nosso povo esteja abandonado por Deus! 17.Espera, verás quão grande é a sua potência e como ele te castigará a ti e à tua raça”. 18.Após este, fizeram achegar-se o sexto, que disse antes de morrer: “Não te iludas. Nós mesmos merecemos estes sofrimentos, porque pecamos contra nosso Deus. Em consequência, recebemos estes flagelos surpreendentes. 19.Mas não creias tu que ficarás impune, após haveres ousado combater contra Deus”. 20.Particularmente admirável e digna de elogios foi a mãe que viu perecer seus sete filhos no espaço de um só dia e o su­portou com heroísmo, porque sua esperança repousava no Senhor. 21.Ela exortava a cada um no seu idioma materno e, cheia de nobres sentimentos, com uma coragem varonil, realçava seu temperamento de mulher. 22.“Ignoro – dizia-lhes ela – como crescestes em meu seio, porque não fui eu que vos dei o espírito e a vida, não fui eu que ajuntei os vossos membros. 23.Mas o Criador do mundo, que formou o homem na sua origem e deu existência a todas as coisas, vos restituirá, em sua misericórdia, tanto o espírito como a vida, se agora fizerdes pouco caso de vós mesmos por amor às suas leis.”

Bíblia Ave Maria (NT) (Mateus 22:23-33)

23.Naquele mesmo dia, os saduceus, que negavam a ressurreição, interrogaram-no: 24.“Mestre, Moisés disse: Se um homem morrer sem filhos, seu irmão case-se com a sua viúva e dê-lhe assim uma posteridade (Dt 25,5). 25.Ora, havia entre nós sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não tinha filhos, deixou sua mulher ao seu irmão. 26.O mesmo sucedeu ao segundo, depois ao terceiro, até o sétimo. 27.Por sua vez, depois deles todos, morreu também a mulher. 28.Na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, uma vez que todos a tiveram?”. 29.Respondeu-lhes Jesus: “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. 30.Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu. 31.Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse: 32.Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos”. 33.E, ouvindo essa doutrina, as turbas se enchiam de grande admiração.

Bíblia Ave Maria (NT) (Marcos 12:18-27)

18.Ora, vieram ter com ele os saduceus, que afirmam não haver ressurreição, e perguntaram-lhe: 19.“Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se morrer o irmão de alguém, e deixar mulher sem filhos, seu irmão despose a viúva e suscite posteridade a seu irmão. 20.Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência. 21.Então, o segundo desposou a viúva, e morreu sem deixar posteridade. Do mesmo modo o terceiro. 22.E assim tomaram-na os sete, e não deixaram filhos. Por último, morreu também a mulher. 23.Na ressurreição, a quem desses pertencerá a mulher? Pois os sete a tiveram por mulher”. 24.Jesus respondeu-lhes: “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. 25.Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus. 26.Mas, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? 27.Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto, estais muito errados”. (= Mt 22,34-40 = Lc 10,25-28)

Bíblia Ave Maria (NT) (Lucas 20:27-38)

27.Alguns saduceus – que negam a ressurreição – aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: 28.“Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se alguém morrer e deixar mulher, mas não deixar filhos, case-se com ela o irmão dele, e dê descendência a seu irmão. 29.Ora, havia sete irmãos, o primeiro dos quais tomou uma mulher, mas morreu sem filhos. 30.Casou-se com ela o segundo, mas também ele morreu sem filhos. 31.Casou-se depois com ela o terceiro. E assim sucessivamente todos os sete, que morreram sem deixar filhos. 32.Por fim, morreu também a mulher. 33.Na ressurreição, de qual deles será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher”. 34.Jesus respondeu: “Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, 35.mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. 36.Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. 37.Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente (Ex 3,6), chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó. 38.Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele”.

Bíblia Ave Maria (NT) (João 5:25-29)

25.Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, viverão. 26.Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter a vida em si mesmo, 27.e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem. 28.Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: 29.os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.

Bíblia Ave Maria (NT) (João 6:36-40)

36.Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes... 37.Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. 38.Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39.Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. 40.Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

Bíblia Ave Maria (NT) (Atos dos Apóstolos 17:18-34)

18.Alguns filósofos epicureus e estoicos conversaram com ele. Diziam uns: “Que quer dizer esse tagarela?”. Outros: “Parece que é pregador de novos deuses”. Pois lhes anunciava Jesus e a Ressurreição. 19.Tomaram-no consigo e levaram-no ao Areópago, e lhe perguntaram: “Podemos saber que nova doutrina é essa que pregas? 20.Pois o que nos trazes aos ouvidos nos parece muito estranho. Queremos saber o que vem a ser isso”. 21.Ora (como se sabe), todos os atenienses e os forasteiros que ali se fixaram não se ocupavam de outra coisa senão a de dizer ou de ouvir as últimas novidades. 22.Paulo, em pé no meio do Areó­pago, disse: “Homens de Ate­nas, em tudo vos vejo muitíssimo religiosos. 23.Percorrendo a cidade e considerando os monumentos de vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: A um Deus desconhecido. O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio! 24.O Deus, que fez o mundo e tudo o que nele há, é o Senhor do céu e da terra, e não habita em templos feitos por mãos humanas. 25.Nem é servido por mãos de homens, como se necessitasse de alguma coisa, porque é ele quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas. 26.Ele fez nascer de um só homem todo o gênero humano, para que habitasse sobre toda a face da terra. Fixou aos povos os tempos e os limites da sua habitação. 27.Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós. 28.Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: "Nós somos também de sua raça...". 29.Se, pois, somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra lavrada por arte e gênio dos homens. 30.Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, convida agora a todos os homens de todos os lugares a se arrependerem. 31.Porquanto fixou o dia em que há de julgar o mundo com justiça, pelo ministério de um homem que para isso destinou. Para todos deu como garantia disso o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos”. 32.Quando o ouviram falar de ressurreição dos mortos, uns zombavam e outros diziam: “A respeito disso te ouviremos outra vez”. 33.Assim saiu Paulo do meio deles. 34.Todavia, alguns homens aderiram a ele e creram: entre eles, Dionísio, o areopagita, e uma mulher chamada Dâmaris; e com eles ainda outros.

Bíblia Ave Maria (NT) (1Coríntios 6:14)

14.Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

Bíblia Ave Maria (NT) (1Coríntios 15:1-58)

1.Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. 2.Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abra­çado a fé. 3.Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4.foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5.apareceu a Cefas e, em seguida, aos Doze. 6.Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos); 7.depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos. 8.E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo. 9.Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou dig­no de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10.Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 11.Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos, e assim crestes. 12.Ora, se se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição de mortos? 13.Se não há ressurreição de mortos, nem Cristo ressuscitou. 14.Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 15.Além disso, seríamos convencidos de ser falsas testemunhas de Deus, por termos dado testemunho contra Deus, afirmando que ele ressuscitou a Cristo, ao qual não ressuscitou (se os mortos não ressuscitam). 16.Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17.E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados. 18.Também estão perdidos os que morreram em Cristo. 19.Se é só para esta vida que temos colocado a nossa espe­rança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima. 20.Mas não! Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram! 21.Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22.Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. 23.Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda. 24.Depois, virá o fim, quando entregar o Reino a Deus, ao Pai, depois de haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação. 25.Porque é necessário que ele reine, até que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés. 26.O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés. 27.Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28.E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos. 29.De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles? 30.E nós, por que nos expomos a perigos a toda hora? 31.Cada dia, irmãos, exponho-me à morte, tão certo como vós sois a minha glória em Jesus Cristo, nosso Senhor. 32.Se foi por intenção humana que combati com as feras em Éfeso, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. 33.Não vos deixeis enganar: “Más companhias corrompem bons costumes”. 34.Desper­tai, como convém, e não pequeis! Porque alguns vivem na total igno­rância de Deus – para vergonha vossa o digo. 35.Mas, dirá alguém, como ressuscitam os mortos? E com que corpo vêm? 36.Insensato! O que semeias não recobra vida, sem antes morrer. 37.E, quando semeias, não semeias o corpo da planta que há de nascer, mas o simples grão, como, por exemplo, de trigo ou de alguma outra planta. 38.Deus, porém, lhe dá o corpo como lhe apraz, e a cada uma das sementes o corpo da planta que lhe é própria. 39.Nem todas as carnes são iguais: uma é a dos homens e outra a dos animais; a das aves difere da dos peixes. 40.Também há corpos celestes e corpos terrestres, mas o brilho dos celestes difere do brilho dos terrestres. 41.Uma é a claridade do sol, outra a claridade da lua e outra a claridade das estrelas; e ainda uma estrela difere da outra na claridade. 42.Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; 43.semeado no despre­zo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; 44.semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um espiritual. 45.Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente (Gn 2,7); o segundo Adão é espírito vivificante. 46.Mas não é o espiritual que vem primeiro, e sim o animal; o espiritual vem depois. 47.O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o segundo veio do céu. 48.Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o homem celestial, tais os homens celestiais. 49.Assim como reproduzi­mos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do homem celestial. 50.O que afirmo, irmãos, é que nem a carne nem o sangue podem participar do Reino de Deus; e que a corrupção não participará da incor­rup­tibilidade. 51.Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, 52.num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta (porque a trombeta soará). Os mortos ressuscitarão incorruptí­veis, e nós seremos transformados. 53.É necessário que este corpo corruptível se revista da incorrupti­bilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade. 54.Quando este corpo corruptí­vel estiver revestido da incorrupti­bilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura: 55.A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (Os 13,14)? 56.Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57.Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo! 58.Por consequência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão.

Bíblia Ave Maria (NT) (2Coríntios 4:14)

14.Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco.

Bíblia Ave Maria (NT) (2Coríntios 4:17-18)

17.A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. 18.Porque não miramos as coisas que se veem, mas sim as que não se veem. Pois as coisas que se veem são temporais e as que não se veem são eternas.

Bíblia Ave Maria (NT) (2Coríntios 5:1-10)

1.Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habi­tamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu. 2.E por isso suspiramos e anelamos ser sobrevestidos da nossa habitação celeste, 3.contanto que sejamos achados vestidos e não despidos. 4.Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos de uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida. 5.Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito. 6.Por isso, estamos sempre cheios de confian­ça. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. 7.Andamos na fé e não na visão. 8.Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. 9.É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe. 10.Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.

Bíblia Ave Maria (NT) (1Tessalonicenses 4:13-18)

13.Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. 14.Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram. 15.Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos. 16.Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. 17.Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Se­nhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 18.Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Bíblia Ave Maria (NT) (2Timóteo 2:16-21)

16.Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. 17.As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Entre eles estão Himeneu e Fileto, 18.que se desviaram da verdade dizendo que a ressurreição já aconteceu e transtornaram a fé em alguns. 19.Contudo, o sólido fundamento de Deus se mantém firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que são seus (Nm 16,5); e: Renuncie à iniquidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor (Is 26,13). 20.Numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Aqueles para ocasiões finas, estes para uso ordinário. 21.Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo uso benéfico.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 3:2)

2.Caríssimos, desde agora somos fi­lhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, sere­mos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.

Catecismo da Igreja Católica

"Item 994. Mas há mais: Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: «Eu sou a Ressurreição e a Vida» (Jo 11, 25). É o próprio Jesus que, no último dia, há-de ressuscitar os que n"Ele tiverem acreditado (565), comido o seu Corpo e bebido o seu Sangue (566) Desde logo, Ele dá um sinal disto mesmo e uma garantia, restituindo a vida a alguns mortos (567) e preanunciando assim a sua própria ressurreição que, no entanto, será de ordem diferente. Jesus fala deste acontecimento único como do «sinal de Jonas» (568), do sinal do templo (569); Ele anuncia a sua ressurreição ao terceiro dia depois da morte (570)."

Justino de Roma (100-165 d.C.). Obra: "I Apologia (155 d.C.) in Patrística: Padres Apologistas:. Vol. 2. Ed. Paulus. São Paulo. 1995. 324p." (pág. 67)

“Assim é que os profetas anunciaram duas vindas de Cristo: uma, já cumprida, como homem desonrado e passível, a segunda, quando virá dos céus acompanhado de seu exército de anjos, quando ressuscitará também os corpos de todos os homens que existiram, revestirá de incorruptibilidade os que forem dignos, e enviará os iníquos, com percepção eterna, ao fogo eterno, junto com os perversos demônios. Vamos mostrar como foi profetizado que isso deverá acontecer. Foi o profeta Ezequiel quem disse assim. "Unir-se-á juntura com juntura, osso com osso, e as carnes voltarão a brotar. E todo joelho se dobrará diante do Senhor e toda língua o confessará" [Ez 37,7; Is 45,23, cf Rm 14,11]. Escutai o que foi dito sobre a percepção e o tormento em que se encontrarão os injustos. É o seguinte: "Seu verme não descansará e seu fogo não se extinguirá" [Is 66,24]. Então eles se arrependerão, quando de nada mais lhes valerá. Sobre o que dirão e farão os povos dos judeus, quando o virem vir em glória, o profeta Zacarias disse esta profecia. "Mandarei que os quatro ventos reúnam meus filhos dispersos, ordenarei ao vento norte que os traga e ao vento sul que não se oponha. Então haverá grande choro em Jerusalém, não pranto de bocas e lábios, mas pranto de coração; não rasgarão suas roupas, mas suas almas. Cada tribo baterá no peito, olharão aquele que transpassaram e dirão: Por que, Senhor, nos desviaste de teu caminho? A glória que nossos pais bendisseram converteu-se em opróbrio para nós. [Zc 2,6; 12, 10-12; Jl 2,13]".”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.