Bíblia Ave Maria (João 6:47-69) 47.Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48.Eu sou o pão da vida. 49.Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 50.Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51.Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”. 52.A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: “Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?”. 53.Então, Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. 58.Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente”. 59.Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum. 60.Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”. 61.Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza? 62.Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?... 63.O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64.Mas há alguns entre vós que não creem...”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair. 65.Ele prosseguiu: “Por isso, vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”. 66.Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele. 67.Então, Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”. 68.Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69.E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”.
Bíblia Ave Maria (1Coríntios 10:16-23) 16.O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? 17.Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. 18.Considerai Israel segundo a carne: não entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas? 19.Que quero afirmar com isso? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa? 20.Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. 21.Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22.Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele? 23.Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
Bíblia Ave Maria (Marcos 14:21-28) 21.O Filho do Homem vai, segundo o que dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem for traído! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido...”. 22.Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. 23.Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. 24.E disse-lhes: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos. 25.Em verdade vos digo: já não beberei do fruto da videira
até aquele dia em que o beberei de novo no Reino de Deus”. (= Mt 26,30-35 = Lc 22,31-34.39 = Jo 13,36ss) 26.Terminado o canto dos Salmos, saíram para o monte das Oliveiras. 27.E Jesus disse-lhes: “Vós todos vos escandalizareis, pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas (Zc 13,7). 28.Mas depois que eu ressurgir, eu vos precederei na Galileia”.
Bíblia Ave Maria (Lucas 22:15-22) 15.Disse-lhes: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. 16.Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus”. 17.Pegando o cálice, deu graças e disse: “Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. 18.Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira,
até que venha o Reino de Deus”. 19.Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim”. 20.Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... 21.Entretanto, eis que a mão de quem me trai está à mesa comigo. 22.
O Filho do Homem vai, segundo o que está determinado, mas ai daquele homem por quem ele é traído!”.
Bíblia Ave Maria (Mateus 26:26-28) 26.Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “
Tomai e comei, isto é meu corpo”. 27.Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: “
Bebei dele todos, 28.porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.
Carta de Inácio aos Filadelfienses (68-107 d.C.). Obra: "Patrística: Padres Apostólicos. São Paulo. Ed. Paulus. 1995." [catecismo primitivo] (pág. 110) “Preocupai-vos em participar de uma só eucaristia.
De fato, há uma só carne de nosso Senhor Jesus Cristo e um só cálice na unidade do seu sangue, um único altar, assim como um só bispo com o presbitério e os diáconos, meus companheiros de serviço. Desse modo, o que fizerdes, fazei-o segundo Deus.”
Frei Inácio Larrañaga (Espanha – 1928-2013). Obra: "O silêncio de Maria. Edições Paulinas. 39ª edição. 2012. 233p." (pág. 47) “Quando os discípulos escutaram as palavras de Jesus a respeito da Eucaristia, pensaram que fossem palavras de um louco. Quem pode comer carne humana? E disseram: "Isso é insuportável, o Mestre perdeu a cabeça, vamos embora". E o abandonaram (cf. Jo 6,66).”