Revelacaocatolica.com
Bíblia Ave Maria (NT) (João 15:12-13)

12.“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13.Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.

Bíblia Ave Maria (NT) (João 15:17)

17.O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

Bíblia Ave Maria (NT) (Gálatas 5:13-14)

13.Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para praze­res carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, 14.porque toda a Lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).

Bíblia Ave Maria (NT) (Gálatas 6:2)

2.Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a Lei de Cristo.

Bíblia Ave Maria (NT) (Colossenses 3:13-14)

13.Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14.Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.

Bíblia Ave Maria (NT) (Tiago 1:27)

27.A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 2:3-11)

3.Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. 4.Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. 5.Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhe­cemos se estamos nele: 6.aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu. 7.Caríssimos, não vos escrevo nenhum mandamento novo, mas sim o mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Esse mandamento antigo é a palavra que acabais de ouvir. 8.Todavia, eu vos escrevo agora um mandamento novo – verdadeiramente novo, nele como em vós, porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz. 9.Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. 10.Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. 11.Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 3:10-24)

10.É nisso que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão. 11.Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 12.Não façamos como Caim, que era do Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, justas. 13.Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14.Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15.Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino. 16.Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. 17.Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus? 18.Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade. 19.Nisso é que conheceremos se somos da verdade, e tranquilizaremos a nossa consciência diante de Deus, 20.caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas. 21.Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus, 22.e tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos. 23.Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou. 24.Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

Bíblia Ave Maria (NT) (2João 1:5-6)

5.E agora rogo-te, Senhora, não como quem te escreve um novo mandamento, mas sim o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 6.Nisto consiste o amor: que vivamos segundo seus mandamentos. É esse o mandamento que tendes ouvido desde o princípio, e segundo o qual deveis viver.

Bíblia Ave Maria (NT) (1João 4:7-21)

7.Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8.Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9.Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter envia­do ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. 10.Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. 11.Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. 12.Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. 13.Nisso é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito. 14.E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15.Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. 16.Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. 17.Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo. 18.No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. 19.Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. 20.Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 21.Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.

C.S.Lewis (Reino Unido, 1898-1963). Obra: "Cristianismo puro e simples. 3ª edição, 2009." (pág. 174/177)

“Não perca o tempo perguntando-se se você "ama" o próximo ou não; aja como se amasse. Assim que colocarmos isso em pratica, descobrimos um dos maiores segredos. Quando você se comporta com se tivesse amor por alguém, logo começa a gostar dessa pessoa. Quando faz mal a alguém de quem não gosta, passa a desgostar ainda mais dessa pessoa. [...] Alguns escritores usam a palavra "caridade" para designar não somente o amor cristão entre os seres humanos, mas também o amor de Deus pelo homem e o amor do homem por Deus. As pessoas costumam preocupar-se mais com este último. Ouviram dizer que devem amar a Deus, mas elas não encontram esse amor dentro de si. O que devem fazer? A resposta é a mesma de antes. Aja como se você amasse. Não fique sentado tentando fabricar esse sentimento. Pergunte a si mesmo: "Se estivesse certo de que amasse a Deus, o que eu faria?" Quando encontrar a resposta, vá e faça. [...] O amor cristão, seja para com Deus, seja para com os homens, é um assunto da vontade. Se nos esforçarmos para obedecer à sua vontade, estamos cumprindo o mandamento "Amarás o Senhor teu Deus". Ele nos dará o sentimento do amor se assim desejar. Não podemos criá-lo por nós mesmos nem podemos exigi-lo como se fosse um direito nosso. Porém, a grande coisa a se lembrar é que, apesar de nossos sentimentos irem e virem, o amor dele por nós não se altera. Não se desgasta por causa dos nossos pecados nem por nossa indiferença.”

Frank J. Sheed (Austrália, 1897-1982). Obra: "Um mapa para a vida: uma explicação simples da fé católica. Editora Quadrante. São Paulo. 2016. 137p." (pág. 51)

“Cristo tomou os Dez Mandamentos que Deus deu ao povo de Israel uns mil e quinhentos anos antes e os resumiu em dois. Os três primeiros, que estabelecem os deveres para com Deus foram fundidos desta forma concisa: «Amarás o Senhor teu Deus». Os outros sete, que estabelecem os deveres para com o próximo, desta outra: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo». Se quase todos os da Lei Antiga estavam formulados como obrigações negativas («Não farás...»), os da Nova Lei são exortações positivas. Em outras palavras, todos os mandamentos enraízam-se agora num duplo amor.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.