Bíblia Ave Maria (NT) (Romanos 2:1-10)1.Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles. 2.Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade. 3.Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juízo de Deus? 4.Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento? 5.Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus, 6.que retribuirá a cada um segundo as suas obras: 7.a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; 8.mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal. 9.Tribulação e angústia sobrevirão a todo aquele que pratica o mal, primeiro ao judeu e depois ao grego; 10.mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego.
Bíblia Ave Maria (NT) (Romanos 14:10-13)10.Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus. 11.Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus (Is 45,23). 12.Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13.Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda.
Bíblia Ave Maria (NT) (Tiago 4:11-12)11.Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmão, ou o julga, fala mal da Lei e julga a Lei. E se julgas a Lei, já não és observador da Lei, mas seu juiz. 12.Não há mais que um legislador e um juiz: aquele que pode salvar e perder. Mas quem és tu, que julgas o teu próximo?
Bíblia Ave Maria (NT) (1Coríntios 4:3-5)3.A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo. 4.De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor. 5.Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que merece.