Igor Swann. Obra "As grandes aparições de Maria: Relatos de vinte e duas aparições. Ed. Paulinas. 2ª edição. São Paulo, 2001. 375p." “O evidente acontecimento sensacional atraiu as aptidões analíticas de mais de duzentos pesquisadores médicos e psicólogos que, estupefatos, tiveram de abrir caminho em meio a milhares de observadores, romeiros e testemunhas. Foi uma aparição importante, em seu início testemunhada diretamente por cerca de quatrocentas pessoas e depois disso por outras centenas. Foi também a primeira a continuar, de modo intermitente, por vários anos.”
[pág. 169]”Não está claro quem viu e quem não viu alguma coisa. Ficou confirmado que todos os alunos e as freiras viram a aparição. Ficou mais ou menos confirmado que todos os habitantes de Tilly também a viram, e que pelo menos alguns dos investigadores que chegaram para desmascarar a aparição também a viram — o que abalou "suas convicções". Algumas pessoas dos veículos de comunicação também a viram.”
[pág. 172]”O fato mais importante desta espantosa aparição, porém, é que a descida original do céu da linda senhora foi testemunhada por, no mínimo, cem pessoas e estima-se que entre quatrocentas e mil pessoas a viram em seu estado "prístino" antes que se iniciasse a complicada epidemia de êxtases e convulsionnaires.”
[pág. 175/176]