Revelacaocatolica.com
Cristianismo

 A constância do cristianismo

Joseph Ernest Renan (1823-1892). Obra: "Vida de Jesus. In: Coleção obra-prima de cada autor.  Ed. Martins Claret. São Paulo, 2003. 528p." (pág. 403)

“Desse modo, não se compreende como, por um destino excepcional, o cristianismo puro ainda se apresenta, ao cabo de dezoito séculos, com o caráter de uma religião universal e eterna. E que, na verdade, a religião de Jesus é, sob certos pontos de vista, a religião definitiva. Fruto de um movimento de almas perfeitamente espontâneo, despido desde o nascimento de qualquer opressão dogmática, tendo lutado trezentos anos pela liberdade de consciência, o cristianismo, apesar das quedas que se seguiram, ainda recolhe os frutos dessa excelente origem. Para se renovar, basta recorrer ao Evangelho.”

Augusto Cury (Brasil, 1958-X). Obra: "Análise da Inteligência de Cristo: o Mestre da Sensibilidade. São Paulo. Ed. Academia de Inteligência. 2000. 214p." (pág. 33)

“Nietzsche disse há um século uma famosa e ousadíssima frase: "Deus está morto". Ele expressava o pensamento dos intelectuais da época, que acreditavam que a ciência resolveria todas as misérias humanas e, por fim, destruiria a fé. Provavelmente este intrépido filósofo achasse que um dia a procura por Deus seria apenas lembrada como objeto de museus e dos livros de história. Os filósofos ateus morreram e hoje são esquecidos ou pouco lembrados, mas aquele afetivo e simples carpinteiro continua cada vez mais vivo dentro dos homens. Nada conseguiu apagar a fogueira acendida pelo semeador da Galiléia. Depois que Gutenberg inventou as técnicas modernas de imprensa, o livro que o retrata, a Bíblia, se tornou invariavelmente o maior best-seller de todos os tempos. Todos os dias, milhões de pessoas leem algo sobre ele. O mestre de Nazaré parecia ter uma simplicidade frágil, mas a história demonstra que ele sempre triunfou sobre aqueles que quiseram sepultá-lo. Aliás, o maior favor que alguém pode fazer a uma semente é sepultá-la. Jesus foi uma fagulha que nasceu entre os animais, cresceu numa região desprezada, foi silenciado pela cruz, mas incendiou a história humana. O mestre deu um banho de Inteligência na educação moderna. Ele provocou uma revolução no pensamento humano jamais sonhada por uma teoria educacional ou psicológica.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.