Augusto Cury (Brasil, 1958-X). Obra: "Análise da Inteligência de Cristo: o Mestre Inesquecível. São Paulo. Ed. Academia de Inteligência. 2003. 257p." “Antes de começar a comentar a personalidade dos discípulos, gostaria de fazer uma pergunta ao leitor. Quem foi o discípulo mais equilibrado? Fiz essa pergunta a várias pessoas enquanto escrevia este livro e a maiona errou. Como veremos, foi Judas Iscariotes. Ele era o mais dosado, sensato e discreto dos discípulos. Judas, provavelmente, seria a única pessoa que passaria numa prova de seleção se usássemos os critérios atuais de avaliação da personalidade e desempenho intelectual.”
[pág. 52]“Era moderado, dosado, discreto, equilibrado e sensato. Do que podemos observar nas quatro biografias ou evangelhos de Jesus, nada há que desabone o comportamento de Judas.”
[pág. 58]”Sabia lidar com contabilidade, por isso cuidava da bolsa das ofertas. Era, provavelmente, o mais culto, o mais esperto, o mais eloqüente e o mais polido dos seus pares. Não dava escândalos nem tinha comportamentos que perturbassem o ambiente. Agia silenciosamente.
[...] Uma das piores características de Judas era que ele não era uma pessoa transparente. Antes de trair Jesus, traiu a si mesmo.”
[pág. 59]