Revelacaocatolica.com
Bíblia Ave Maria (Atos dos Apóstolos 12:1-2)

1.Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. 2.Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João.

Augusto Cury (Brasil, 1958-X). Obra: "Análise da Inteligência de Cristo: o Mestre Inesquecível. São Paulo. Ed. Academia de Inteligência. 2003. 257p." (pág. 233/234)

“Tiago se convertera num homem sólido, muito diferente do jovem frágil e inseguro dos tempos em que largou os barcos de seu pai. O fim da sua vida tem episódios surpreendentes. O homem que foi responsável por levá-lo ao banco dos réus, vendo que ele seria condenado, ficou perturbado. Segundo o historiador Clemente, sentiu-se tão comovido em seu coração que, a caminho da execução, confessou, para espanto de todos, que também era cristão. E provável que, pela primeira vez, um carrasco tenha abraçado um réu e resolvido morrer com ele. Durante o caminho, pediu a Trago que o perdoasse. Tiago aprendeu a perdoar, mesmo quando o mundo o decepcionava. Voltou-se para seu acusador e viu algo doce em seu olhar. Num gesto sublime, ele o beijou, o chamou de irmão e estendeu-lhe a paz. Ambos foram decapitados em 36 d.C. Foi o primeiro discípulo de Jesus a se despedir dessa vida com uma serenidade cristalina.”

Revista eletrônica História em Foco. Editora Alto Astral. Abril de 2017

“Tiago Maior é o único apóstolo cujo martírio foi registrado no livro sagrado. Tiago morreu pelo "fio da espada", a mando de Herodes Agripa I, rei da Judeia, no ano de 44. "É considerado o primeiro mártir entre os apóstolos", lembra o professor Luciano Gomes dos Santos, professor de cultura religiosa”.

Revista eletrônica História em Foco. Editora Alto Astral. Janeiro de 2018

“Após a morte de Jesus, Tiago Maior permaneceu por um curto período em Jerusalém, onde foi decapitado - entre os anos 42 e 44 - devido à perseguição promovida por Herodes Agripa, rei da Judeia. Contudo, outra tradição conta que o apóstolo foi anunciar o evangelho na Espanha, país onde ficou conhecido como Santiago. Além disso, seu corpo teria sido transportado e sepultado na cidade de Compostela que, depois, teve seu nome alterado para Santiago de Compostela.”

Internet

O vídeo abaixo do Canal do Youtube "Fatos Desconhecidos" apresenta o que se sabe sobre o martírio e morte dos apóstolos com base em textos apócrifos, estudos históricos e testemunho de cristãos da época. Os relatos apresentam as seguintes hipóteses:
— Pedro: foi crucificado de cabeça para baixo em Roma;
— André: foi torturado, crucificado e morto na Grécia;
— João: após ser quase queimado vivo, foi exilado na ilha grega de Patmos; depois foi para Éfeso e morreu de causas naturais;
— Felipe: foi torturado e cruficado na Ásia menor em Hierápolis, ou morreu de causas naturais;
— Bartolomeu: foi crucificado, esfolado ou decapitado;
— Mateus: foi assassinado, decapitado, afogado, esfaqueado ou queimado; ou morreu na Etiópia de causas naturais;
— Tomé: morreu na Índia;
— Simão: foi cortado ao meio por um serrote, foi crucificado, ou foi queimado vivo na Arménia;
— Tiago, filho de Zebedeu, irmão de João: foi decapitado;
— Tiago, filho de Alfeu: foi crucificado, ou apedrejado até a morte;
— Judas Tadeu: foi morto com golpes de lança, machado e porrete;
— Matias (substituto de Judas Iscariotes): foi apedrejado e decapitado em Jerusalém;
— Paulo: morreu em Roma, por golpes de espada.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.