Revelacaocatolica.com
Augusto Cury (Brasil, 1958-X). Obra: "Análise da Inteligência de Cristo: o Mestre Inesquecível. São Paulo. Ed. Academia de Inteligência. 2003. 257p." (pág. 234/235)

“Diz-se de Bartolomeu, um discípulo que apenas foi citado nos evangelhos, que ele foi grande no anonimato. Ele discorreu sobre as sublimes palavras do mestre dos mestres aos indianos. Traduziu o evangelho de Mateus para a língua deles, pois queria que todos se contagiassem com a justiça de Deus e com o amor e a inteligência de Jesus Cristo. Sua ousadia custou-lhe alto. Homens insanos, que nunca entenderam o valor da vida, o abateram a bordoadas e depois o crucificaram na cidade da grande Armênia. Como se não bastasse essa dor inimaginável, em seguida, foi esfolado e decapitado.”

Revista eletrônica História em Foco. Editora Alto Astral. Abril de 2017

“Como relata uma antiga tradição armênia e o historiador Eusébio de Cesareia, Bartolomeu teria Ido à Índia, em uma região mais próxima à Ásia, local onde realizou pregações como diz o Evangelho segundo São Mateus. Depois ter feito várias conversões naquela região, superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, sua esposa e outros homens em algumas cidades. Contudo, essas conversões teriam provocado a Ira dos sacerdotes locais. Assim, por meio do irmão do rei Polímio, a ordem foi a de escalpelar (ou seja, tirar sua pele), depois decapitá-lo e crucifica-lo por volta do ano 51.”

Revista eletrônica História em Foco. Editora Alto Astral. Janeiro de 2018

“Uma versão conta que foi esfolado vivo — possivelmente, retiraram sua pele — e crucificado de cabeça para baixo na Síria. Contudo, outra história relata que foi “apenas” golpeado até a morte.”

Internet

O vídeo abaixo do Canal do Youtube "Fatos Desconhecidos" apresenta o que se sabe sobre o martírio e morte dos apóstolos com base em textos apócrifos, estudos históricos e testemunho de cristãos da época. Os relatos apresentam as seguintes hipóteses:
— Pedro: foi crucificado de cabeça para baixo em Roma;
— André: foi torturado, crucificado e morto na Grécia;
— João: após ser quase queimado vivo, foi exilado na ilha grega de Patmos; depois foi para Éfeso e morreu de causas naturais;
— Felipe: foi torturado e cruficado na Ásia menor em Hierápolis, ou morreu de causas naturais;
— Bartolomeu: foi crucificado, esfolado ou decapitado;
— Mateus: foi assassinado, decapitado, afogado, esfaqueado ou queimado; ou morreu na Etiópia de causas naturais;
— Tomé: morreu na Índia;
— Simão: foi cortado ao meio por um serrote, foi crucificado, ou foi queimado vivo na Arménia;
— Tiago, filho de Zebedeu, irmão de João: foi decapitado;
— Tiago, filho de Alfeu: foi crucificado, ou apedrejado até a morte;
— Judas Tadeu: foi morto com golpes de lança, machado e porrete;
— Matias (substituto de Judas Iscariotes): foi apedrejado e decapitado em Jerusalém;
— Paulo: morreu em Roma, por golpes de espada.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.