Santo Ireneu, Bispo de Lião (140-200 d.C.). Obra: "Patrística: Padres Apologistas. Vol. 4. Ed. Paulus. São Paulo. 1995. 624p."Contra as Heresias: Doutrina Cristã (175-189 d.C.)
“Que também os Anjos e os Arcanjos, os Tronos e as Dominações foram criados por Deus, que é superior a todas as coisas, e feitos por meio de seu Verbo, João o indica quando diz que o Verbo de Deus estava no Pai: Todas as coisas foram feitas por meio dele e nada foi feito sem ele. Também Davi, depois de ter enumerado os motivos de louvor das criaturas, lembrando todos os seres por nós indicados, os céus e todas as suas potências, continua: “Porque deu uma ordem e todas foram criadas, disse uma palavra e todas foram feitas”.
A quem deu a ordem? Ao Verbo, pois diz ele: “é por obra dele que os céus foram criados e é pelo Sopro da sua boca que existe todo o poder deles”.
[pág. 265/266]
Contra as Heresias: Continuidade entre Antigo e Novo Testamento (189-198 d.C.) “Eis o que preparou desde o início o Filho que é também Verbo de Deus.
O Pai não precisou de anjo nenhum para criar o mundo e formar o homem pelo qual fez o mundo, como não precisou de ajuda para a organização das criaturas e a economia dos assuntos humanos, pois já tinha um serviço perfeito e incomparável, assistido que era, para todas as coisas, peIa sua progênie e a sua figura, isto é, o Filho e o Espírito, o Verbo e a Sabedoria aos quais servem e estão submetidos todos os anjos.” [pág. 385]
Contra as Heresias: Doutrina Cristã (175-189 d.C.) ”Também nós, portanto, fomos criados por ele com tudo o que o mundo encerra. E é dele que a Escritura afirma: Deus plasmou o homem tirando-o do lodo e soprando-lhe no rosto o hálito da vida”. Portanto, não foram os anjos que nos plasmaram — os anjos não poderiam fazer uma imagem de Deus — nem outro qualquer que não fosse o Deus verdadeiro, nem uma Potência que estivesse afastada do Pai de todas as coisas. Nem Deus precisava deles para fazer o que em si mesmo já tinha decretado fazer, como se ele não tivesse suas próprias mãos!
Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o Verbo e a Sabedoria, o Filho e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade,
e é a eles que se dirige, quando diz: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, tirando de si mesmo a substância das criaturas, o modelo daquilo que fez e a forma dos adornos do mundo. Bem se expressou o escrito que diz: “Antes de tudo crê que existe um só Deus que criou, harmonizou e fez existir todas as coisas a partir do nada; que tudo contém e que não é contido por nada.”
[pág. 427/428]