Revelacaocatolica.com
Giovanni Cavagnari. Obra: "Padre Pio: Seus milagres, seus carismas, sua vida. Ed. Artpress. São Paulo. 2014. 2ª edição. 96p." (pág. 28/29)

“Estigmas invisíveis, todos os Santos tiveram. Estigmas visíveis, só 60." A estigmatização mais famosa da história da Igreja é a de São Francisco de Assis. Em 1224, dois anos antes de sua morte, estando em oração no monte Alverne, apareceu a São Francisco um serafim exibindo nas suas asas a figura de um formosíssimo Homem crucificado — Nosso Senhor Jesus Cristo — com as mãos e os pés estendidos em forma de cruz. Ao desaparecer a visão, ficou na sua alma uma chama de amor divino, e em seu corpo apareceram as chagas do Redentor. São Francisco as ocultou quanto pôde, até o dia de sua morte — 3 de outubro de 1226. Mas depois de seu trânsito os frades que presenciaram sua agonia, além de muitos leigos, perceberam claramente nas palmas de suas mãos e nos pés três pregos, de cor escura como a do ferro, formados de sua própria carne e aderidos à mesma. As cabeças desses pregos eram redondas e sobressaíam da pele. As pontas dos pregos, que assomavam no dorso das mãos e nas plantas dos pés, pareciam retorcidas e arrebitadas, de tal forma que por baixo da dobra da ponta que sobressaía da carne se poderia introduzir facilmente o dedo da mão, como num anel. E em seu flanco direito, como traspassado por uma lança, observaram uma cicatriz avermelhada de uma ferida verdadeira, da qual muitas vezes manava sangue. Essas chagas, por um lado, eram causa de grandíssima alegria para São Francisco; e por outro lado lhe produziam dores intoleráveis.”

Santa Gema Galgani (Itália, 1878-1903). Obra: "Santa Gema Galgani, do Padre Germano de Santo Estanislau, CP. Editora Ecclesiae. 2014. São Paulo. 342p." (pág. 69)

"São Francisco de Assis (1182-1226), fundador da Ordem dos Frades Menores e, com Santa Clara, fundador da Ordem das Damas Pobres, e também da Ordem Terceira Franciscana, foi o primeiro estigmatizado, recebendo os estigmas no dia 17 de setembro de 1224.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.