Mons. Jonas Abib (Brasil – 1936-2022). Obra: "Maria: A Mulher do Gênesis ao Apocalipse. Editora Canção Nova. 19ª edição. 2011. São Paulo. 158p." (pág. 98) Assim,
a primeira das criaturas a ser pensada por Deus foi a Mãe de Jesus. Foi Maria, a mulher que Deus concebeu para ser a Mãe de Jesus: para oferecer a natureza humana a seu Filho, para dar-lhe a carne. Por isso, Maria é digna. E essa dignidade não foi dada por nós.
[...] Ele a quis e a projetou antes de toda e qualquer criatura. Essa é a beleza de Maria!” (pág. 10) “No pensamento de Deus, a primeira criatura projetada foi a escolhida para ser a Mãe de seu Filho. Jesus não é criatura, não foi criado, mas sim gerado: Ele é Deus como o Pai. E a primeira de todas as criaturas é Maria.
Nota/comentário do site revelacaocatolica.com:
Como dito na página pág. 117 desta mesma obra, o Demônio se corrompeu ao saber dos planos de Deus para a criação do homem. Deus então, anteviu que o Demônio tentaria atrapalhar e que Adão e Eva não resistiriam aos seus ataques. Portanto, por amor, preparou de antemão o caminho para a redenção: Jesus, o Salvador/Redentor, e Maria, sua mãe. É por essa razão que Maria já existia no pensamento de Deus antes da própria criação.