Santa Catarina de Sena (Itália, 1347-1380). Obra: "O Diálogo. Editora Paulus. 1ª edição. 14ª impressão. 2015. São Paulo. 409p." Resposta de Deus à Santa Catarina: “Procura entender! Permiti o fato, para livrar aqueIa pessoa da eterna condenação, que ela merecia. Ao misturar seu sangue com o do meu Filho, pôde ganhar o céu. Eu não me esquecera de que ele tinha grande respeito e amor a Maria, mãe de Jesus. Por causa do Verbo encarnado, eu entregara aquele homem a Maria.
Quem respeita Maria, seja santo ou pecador, não será levado pelo demônio infernal. Num ato de misericórdia, permiti sua condenação à morte pelos homens. [Muitos pensam que seja Nicolò de Tuldo, nascido em Perúgia, convertido por Catarina no próprio cárcere]”
[pág. 312]“É bom que o saibas! Para livrar aquele homem da morte eterna, permiti o que aconteceu. Seu sangue derramado obteve-lhe a vida eterna no sangue de Cristo.
Eu me lembrei do respeito e amor que tinha pela mãe de Jesus, a dulcíssima Maria. Foi por misericórdia que permiti o fato, uma crueldade, segundo o falso julgamento humano. Pensam assim, porque o egoísmo lhes apagou a luz da fé; não vêem a verdade. Se afastassem essa nuvem, conhecê-la-iam e a amariam; respeitariam o que aconteceu e teriam o prêmio no dia da colheita final.”
[pág. 407]