Revelacaocatolica.com
Revista Viver Mente&Cérebro, Ano XIII nº 141

"Cães interpretam melhor os gestos humanos que nossos parentes mais próximos, os chimpanzés"
"Chimpanzés e gorilas, parentes mais próximos do homem, não têm um bom desempenho em nenhum desses testes. Eles fracassam na interpretação dos sinais oculares, ao passo que o comportamento dos cães se caracteriza por particularidades cognitivas ligadas à convivência entre o animal e o homem há milênios."

Revista Galileu. Janeiro/2003:

“Em 2002, pelo menos três pesquisas mostraram que os cães sabem contar, são capazes de reconhecer os sinais humanos — talvez por isso tenham se tornado os melhores amigos do homem — e parece que são capazes até mesmo de "falar". Na Universidade de São Paulo a vira-latinha Sofia [...] , de um ano, está aprendendo a manifestar fome, sede ou vontade de passear por meio de painel com símbolos arbitrários. Até há pouco tempo, esse tipo de teste era feito somente em animais considerados superinteligentes, como os chimpanzés e os golfinhos.”

Revista Superinteressante. Edição nº 364. Agosto/2016. Editora Abril. Título da reportagem: “Não sou cachorro não”.

“A teoria da mente rudimentar que os cachorros têm, aliada aos seus inacreditáveis poderes físicos, faz com que eles estejam no topo da lista de bichos adaptados para viver perto de nós. Nem os primatas mais espertos são tão bons em entender, por exemplo, se apontamos numa direção. Cachorros conseguem, principalmente se mostramos com o dedo onde está a comida ou o brinquedo.” “Eles também são os únicos bichos que bocejam quando nos veem bocejando. Sinal claro de empatia. Graças a essa cumplicidade milenar, temos hoje ao nosso lado cães de companhia, de guarda, de serviço; cachorros que arrancam aplausos em competições ou risadas no YouTube. Quanto mais a ciência se dedica a desvendar os segredos dos nossos melhores amigos, mais claro fica quem é quem na amizade milenar entre o Homo sapiens e o Canis familiaris



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.