História em Foco. Editora Alto Astral. Setembro/2013 “Considerado uma religião/filosofia que abrange uma série de tradições, ensinamentos e práticas, todas baseadas nos ensinamentos de Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda (termo da língua páli/sânscrito, que Significa “O Iluminado”).”
“Buda teria vivido entre os séculos VI e V a.C. no nordeste do subcontinente indiano. Ele foi um mestre que compartilhou suas ideias a fim de ajudar os seres sencientes (ou seja, todo o ser que tenha a capacidade de experimentar o sofrimento em nível físico ou psíquico) a atingir o fim de seu sofrimento, conhecido como Dukkha, e atingir o nirvana, o estado de libertação desses males. Quando isso acontece o adepto do budismo escapa do que é visto como um ciclo de sofrimento comumente chamado de reencarnação.”
“O Buda resolveu passar o resto da sua vida (algo entre 30 e 50 anos) pregando sua doutrina oralmente, sem deixar qualquer tipo de escrito. ”
“O primeiro conceito sobre o qual é importante falar, que também aparecerá em outras vertentes como o bramanismo é a chamada Lei da Causa e Efeito. No budismo o carma é uma força de samsara (fluxo incessante de renascimentos através dos mundos) sobre alguém. Boas ou más ações geram reflexos na mente que aparecerão nesta vida ou em um próximo renascimento.”
Revista História em Foco. Editora Alto Astral. Dezembro/2016 “A primeira regra é exercitar a Samadhi, a concentração meditativa, a famosa meditação que permite esvaziar a mente e deaxxxxix- la em estado neutro. O segundo passo é colocar a sabedoria em prática, o Prajña.”
“Acredita-se que, para alcançar o nirvana, é necessário ser livre de qualquer contaminação mundana.”
“Os preceitos são cuidar do outro, ajudar o próximo, o que vai ao encontro com o que previa o jovem Sidarta: todo homem pode se tornar um ser iluminado, um novo Buda.”