Padre João De Marchi (1914-2003). Obra: "Era uma Senhora mais brilhante que o sol. Editora Consolata. 26ª edição. Versão em Português de Portugal. 2016. Fátima-Portugal. 447p." (pág. 395/414) “Em 1942 celebraram-se as Bodas de Prata das Aparições de Nossa Senhora. Por esse motivo o Santo Padre Pio XII, em 31 de Outubro, proferiu através da rádio, em português, um significativo discurso que culminou com a consagração da humanidade ao Coração Imaculado de Maria. Transcrevemos alguns parágrafos:
[...] Enfim, como ao Coração do Vosso Jesus foram consagrados a Igreja e todo o género humano, para que, colocando nele todas as suas esperanças, lhes fosse sinal e penhor de vitória e salvação, assim, desde hoje, Vos sejam perpetuamente consagrados também a Vós e ao Vosso Coração Imaculado, ó Mãe Nossa e Rainha do mundo, para que o Vosso amor e patrocínio apressem o triunfo do Reino de Deus, e todas as gerações humanas, pacificadas entre si e com Deus, a Vós proclamem Bem-aventurada e convosco entoem, de um pólo ao outro da terra, o eterno Magnificat de glória, amor, reconhecimento ao Coração de Jesus, onde só podem encontrar a Verdade, a Vida e a Paz”. Roma, no mais alto significado, reconhecia, aprovava e abençoava as Aparições aos pastorinhos de Aljustrel. E Fátima alastrava por todo o mundo.”
[pág. 395 e 397/398]“No dia 13 de Maio de 1967, o Sumo Pontífice Paulo VI foi em peregrinação a Fátima para comemorar o 50º aniversário das Aparições da Virgem na Cova da Iria. Um milhão de peregrinos, reunidos à Sua volta, compreenderam o significado da viagem que tinha a dupla finalidade de homenagear a Mãe de Deus e invocar a Sua intercessão a favor da paz na Igreja e no mundo.
[...] HOMILIA DE PAULO VI: “Veneráveis irmãos e dilectos filhos: Tão grande é o Nosso desejo de honrar a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe nossa, tão grande é a Nossa confiança na sua benevolência para com a Santa Igreja e para com a Nossa missão apostólica, tão grande é a Nossa necessidade da sua intercessão junto de Cristo que viemos, peregrino humilde e confiante, a este Santuário bendito, onde se celebra hoje o Cinquentenário das Aparições de Fátima e onde se comemora hoje o vigésimo quinto aniversário da consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria.”
[pág. 409]“No dia 13
[13 de maio de 1982], João Paulo II presidiu à solene concelebração eucarística e renovou a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.”
[pág. 414]