Frei Boaventura Kloppenburg, O.F.M.. (Alemanha – 1919-2009). Obra: "Espiritismo: orientação para os católicos. São Paulo. Edições Loyola. 1989. 2ª edição. 203p." (pág. 188/189) “No texto citado aos coríntios (1 Cor 15,42-44), são Paulo assinala quatro qualidades do corpo ressuscitado: "
Incorruptível", em oposição ao atual estado de desgaste, doença e morte: "Nunca mais terão fome, nem sede, o sol nunca mais os afligirá nem qualquer calor ardente... e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos" (Ap 7,16-17). "
Reluzente de glória": esta claridade lembra a “glória de Deus" ou o esplendor do poder de Deus (cf. Ex 24,16) e de Cristo ressuscitado (cf. Jo 17,5). "Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai", anunciou Jesus (Mt 13,43). "
Cheio de força": poder e agilidade, em contraposição à debilidade e torpeza atuais. "
Corpo espiritual": diferente do corpo agora animado somente por um princípio de vida natural, ou "psíquico". O corpo ressuscitado estará animado pelo mesmo espírito vital do homem regenerado em Cristo que vive sob o influxo e a moção do Espírito Santo.
[...] A ressurreição faz parte do mistério da Redenção, que não seria completa se não atingisse também o corpo, parte essencial do ser humano. São Paulo fala diretamente da "redenção do corpo", pela qual suspiramos (Rm 8,23).”