Revelacaocatolica.com
Revista História em Foco. Editora Alto Astral. Dezembro/2016

“Doutrina baseada na Reforma realizada por Lutero, que condenava a venda de indulgências e pregava a aproximação dos fiéis do livro sagrado, pois só ele levaria à salvação.“
“Algumas correntes do protestantismo, os luteranos e batistas, aceitam mulheres no clero.”

Revista eletrônica História em Foco. Editora Alto Astral. Novembro/2017

- “Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben. Quando tinha um ano de idade, ele e sua família se mudaram para a vizinha, Mansfeld. Criado sob os do Catolicismo, aprendeu latim na infância e obteve o título de mestre em artes pela Universidade de Erfurt. Após iniciar os estudos em Direito, decidiu se tornar monge, entrando para o Mosteiro Agostiniano de Erfurt. Ordenado em 1507, passou a ensinar filosofia moral na Universidade de Wittenberg.“
- “Ainda que fosse um monge exemplar, grande especialista da Bíblia e figura importante da religião em sua área, Lutero vivia um tormento dentro de si. Nos estudos da Sagrada Escritura, em especial da Epístola de Paulo Romanos, desenvolver a ideia de que os cristãos só seriam salvos de seus pecados por meio da fé.”
- “...defendeu a Bíblia como a única fonte de verdade revelada por Deus, colocando em xeque o poder papal, e questionou a divisão entre clérigos e leigos, ao considerar que todos os cristãos batizados seriam sacerdotes e santos. Até que, em 31 outubro de 1517, o monge teria pregado suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante.”
- “Quando apresentou suas ideias para mudar a Igreja Católica, não havia a intenção clara de Lutero em romper com a religião. Contudo, era tão divergente seu pensamento do que vinha sendo a prática do clero que o monge entrou em conflito com a alta cúpula sacerdotal. Por meio do Exsurge Domine — latim para “Levanta-te ó Senhor” —, bula emitida pelo Papa Leão X que reconhecia 54 das teses luteranas como válidas, mas pelas outras 41 restantes exigiu a retratação do monge num prazo de 60 a 70 dias. Caso não realizasse, seria expulso da Igreja Católica. Ao se negar a mudar o discurso [...] Lutero foi excomungado.”
- “Lutero se envolveu em outros assuntos polêmicos. Um que sempre esteve entre as preocupações do ex-monge foi relacionado aos judeus. Tendo dois trabalhos de maior destaque sobre tal religião — Sobre os judeus e suas mentiras e Do Inefável Nome e da Santa linhagem de Cristo — Martinho apresentou um discurso antissemita, chamando-os de "povo do diabo", aconselhando o incêndio de sinagogas e a destruição dos livros judaicos. Antes mesmo de Hitler, quatro séculos antes, o povo judeu foi perseguido no território da Saxônia.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.