Revelacaocatolica.com
Religiões (Católica e outras)
       Outras religiões
             Islamismo (Islã, Maomé, Muçulmano)

 Principais características

Revista História em Foco. Editora Alto Astral. Dezembro/2016

“Tudo começou na Arábia, no século 6, quando a população era majoritariamente politeísta e havia certa influência do Cristianismo. Assim como Jesus tornou-se o profeta dos cristãos, aparece Maomé, ou Muhammad, que desde cedo se destacou como condutor dentro das sociedades nômades, o guia.”
“Em Meca, sua cidade natal, comprou briga quando passou a criticar o culto a vários deuses, já que estava convencido que havia apenas um, a quem chamou de Alá. Começam a surgir os símbolos e um novo fôlego ao Islamismo: depois de reunir as mensagens de Alá no livro sagrado, o Corão, precisou fugir da perseguição e acabou criando um novo calendário, contado a partir desse movimento migratório, conhecido como Hégira.”
“Pilares do Islã: observar o jejum (Saum); realizar a profissão da fé (Shahada); orar cinco vezes ao dia (Salá); realizar atos de caridade (Zakat); fazer a peregrinação a Meca (Haji), desde que haja saúde física e condições financeiras.”
“Os dogmas do Islã:”
- “A crença em Alá, único Deus existente; “
- “A crença nos anjos criados por Alá; “
- “A Crença nas escrituras (torá, salmos e evangelho): Acredita-se que Deus revelou suas mensagens aos poucos até que fosse formado o Alcorão. Para Moisés foi revelada a toura (torá para os judeus), a Davi foram revelados os salmos, enquanto para Jesus foi revelado o evangelho, formando o grande livro sagrado.”
- “Crença no dia do juízo final: será o dia em que os mortos serão ressuscitados para prestarem contas diante de Deus. Aqueles que não têm pecados ganham o paraíso, enquanto os pecadores vão para o inferno.”

Lawrence Joffe. Obra: "A História Épica do Povo Judeu. São Paulo. 2017. Editora M.Books do Brasil. 368p." (pág. 168)

“...o islamismo reivindica completar a mensagem divina recebida por judeus e cristãos. Segundo os muçulmanos, o anjo Gabriel revelou o Alcorão, o texto sagrado Islâmico, a Maomé. Atualmente, há mais de 1,6 bilhão de adeptos do Islamismo, fazendo dela a segunda maior fé do mundo. [...] Nascido em 570 d.C na cidade de Meca, no sul da Arábia, e órfão aos cinco anos, Maomé foi criado pelo tio e trabalhava como pastor de ovelhas. Diz a lenda que aos 12 anos visitou a Síria, onde seu primeiro encontro com judeus e cristãos o fez respeitar esses ahl al-kitab, ou "Povo do Livro". Iletrado, entretanto perspicaz, em 594 d.C. serviu de agente de caravana para uma mercadora rica e mais velha, Khadija, com que se casou. Maomé reportou sua primeira revelação, sobre a visita do anjo Gabriel, em 610 d.C. e começou a pregar em 613 d.C..”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.