Revelacaocatolica.com
Religiões (Católica e outras)
       Outras religiões

 Xintoísmo e Taoísmo

Revista História em Foco. Editora Alto Astral. Dezembro/2016

“A principio o Taoísmo era uma filosofia que buscava o equilíbrio entre o indivíduo e o Universo. Com o passar dos séculos tornou-se uma das principais religiões da China e baseada no politeísmo incorporou características de outras culturas como o misticismo, os rituais, a magia e o culto aos ancestrais.”
“Sua doutrina é baseada no livro “Tao Te Ching”, em que “tao” significa ordem do mundo e “te”, força vital. Acredita-se que o livro de apenas 25 páginas foi escrito pelo filósofo Lao-Tse, que viveu no século 6 a.C., na China. O filósofo, assim como os seus seguidores acreditam que “tao” é uma energia que está presente em todas as cosas que existem no mundo. “
“O livro não diz nada a respeito do que acontece após a morte.”
“O Xintoísmo não tem um fundador, assim como não existe nenhum código de ética da religião para direcionar o comportamento de seus fiéis. O Xintoísmo é baseado no sincretismo de diversas religiões chinesas, seus fiéis cultuam diversos deuses, chamados de Kamis, por meio de cerimonias e rituais. Acredita-se que os Kamis podem se manifestar em árvores, montanhas rios, animais e também nos seres humanos.”
“Os indivíduos devem fazer algumas oferendas, que consistem em presentear os Kamis com dinheiro, comida, bebida, danças, lutas e teatro. Depois do ritual, todos os alimentos que foram oferecidos aos deuses são retirados e servidos aos fiéis.”



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.