Revelacaocatolica.com
Revista Viver Mente&Cérebro, Ano XIII nº 141

"O pesquisador Jeffrey Stevens, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, atribui aos primatas altruístas motivações bem simples: o exemplar generoso sente-se incomodado pela atormentação e mendicância invasiva de seus parentes e compra, por assim dizer, seu sossego. O biólogo não tardou a verificar essa tese experimentalmente. Colocou dois chimpanzés em celas vizinhas e deu a um deles muitas frutas. Enquanto os dois encontravam-se separados por grades, o "pidão" podia implorar o quanto quisesse que o "rei das bananas" não cedia nenhum naco. Mas foi só tirar a grade que a atitude de implorar e atormentar deu resultado: mais cedo ou mais tarde, o "mendigo" ganhava uma lasquinha da comida."... "Chimpanzés também dividem — mas só por amor ao próprio sossego."

Revista TimeLife - Ciência e Natureza - Comportamento animal. Ed. Abril Livros. Rio de Janeiro

Ferramentas usadas pelos chimpanzés:
- O quebra-nozes. Transformando duas pedras em martelo e mesa, um chimpanzé quebra a casca das nozes para extrair e comer a polpa.
- Vara para pegar formigas - Os chimpanzés se dedicam a uma tosca fabricação de instrumentos, arrancando as folhas de uma galho ou descascando as pontas de uma larga folha de grama. Depois usam essas ferramentas para capturar insetos, perfurar novos objetos e, por vezes, palitar os dentes.
- Coleta de água - Após mastigar as folhas para torna-las esponjosas, um chimpanzé consegue absorver água em locais de difícil acesso e espreme-la na boca.
- Captura de cupins - Um chimpanzé finca um graveto no cupinzeiro, depois come os insetos que sobem por ele.
- Exploração do desconhecido - O chimpanzé cutuca a serpente com um galho, para verificar se ela é perigosa.
Embora os chimpanzés utilizem-se de ferramentas, os humanos são os únicos animais capazes de usar uma ferramenta para fabricar outra.



Obs.: As expressões no texto entre colchetes ou parêntesis destacadas na cor azul não fazem parte do original.