Revista História em Foco. Editora Alto Astral. Dezembro/2016 “Baseada na caridade.”
“O fundador do espiritismo foi um pedagogo francês sob o codinome de Allan Kardec começou a trilhar seu caminho rumo à doutrina graças ao interesse pelas ciências. Hippolyte Léon Denizard Rivail — o verdadeiro nome do ícone do Espiritismo, passou a dar aulas gratuitas de Química e Física, atraindo os curiosos de plantão.”
“São 5 os preceitos da doutrina: “
- “Existência de Deus; “
- “Imortalidade da Alma;”
- “Pluralidade das existências (reencarnação): O espírito é quem decide e cria o seu próprio destino, dotado de livre-arbítrio, ou seja, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Desse modo, ele tem possibilidade de se desenvolver, evolucionar, aperfeiçoar-se, de tornar-se cada vez melhor, mais perfeito. Essa evolução requer aprendizado, e o espírito só pode alcançá-la encarnando no mundo e desencarnando, quantas vezes necessárias, para adquirir mais conhecimentos, através das múltiplas experiências de vida.”
- “Pluralidade dos mundos habitados: Nem todas as encarnações se verificam na Terra. Existem mundos superiores e mundos inferiores ao nosso. Quando evoluirmos, poderemos renascer num planeta de ordem elevada. A Terra é um mundo de categoria moral inferior, haja vista o panorama lamentável em que se encontra a humanidade. Contudo, ela está sujeita a se transformar numa esfera de regeneração, quando os homens se decidirem a praticar o bem e a fraternidade reinar entre eles.”
- “Não há rituais nas reuniões da doutrina.”