Bíblia Ave Maria (Êxodo 20:4-6) 4. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.
Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, 6. mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
NOTA: "20,4. Escultura: de madeira ou de pedra, representando simbolicamente Deus sob a forma de um astro, de um pássaro, de um homem, de um animal, de uma planta ou de um animal aquático. O que Deus proíbe aqui não é a confecção de uma imagem religiosa qualquer (santos, querubins, serpente de bronze, etc.), mas somente a representação figurada de sua pessoa como objeto de adoração. Ver Ex 25,18 (N. do T.).
Bíblia Ave Maria (Êxodo 34:4-7) 4. Moisés talhou, pois, duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e, no dia seguinte, pela manhã, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia ordenado, segurando nas mãos as duas tábuas de pedra. 5. O Senhor desceu na nuvem e esteve perto dele, pronunciando o nome de Javé. 6. O Senhor passou diante dele, exclamando:
“Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade, 7. que conserva sua graça até mil gerações, que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado, mas não tem por inocente o culpado, porque castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos de seus filhos, até a terceira e a quarta geração”.
Bíblia Ave Maria (Ezequiel 18:1-4.14.17-20) 1.
A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Por que repetis continuamente esse provérbio entre os israelitas: 2. os pais comeram uvas verdes, mas são os dentes dos filhos que ficam embotados? 3. Por minha vida — oráculo do Senhor Javé —, não tereis mais ocasião de repetir esse provérbio em Israel. 4. É a mim que pertencem as vidas, a vida do pai e a vida do filho. Ora, é o culpado que morrerá. [...] 14. Se, pelo contrário, o homem gerou um filho que, à vista de todas as faltas cometidas por seu pai, tem o cuidado de não imitá-lo,
[...] 17. ...mas observa os meus mandamentos e procede de conformidade com as minhas leis — esse filho não perecerá pelas iniquidades de seu pai mas certamente viverá. 18. É seu pai que, pelas violências e rapinas que cometeu contra o próximo e pelo mal que fez no meio do seu povo, há de perecer por causa de suas faltas.
19. Perguntais por que não leva o filho a iniquidade do pai! É que o filho praticou a justiça e a equidade e, como observa e cumpre as minhas leis, também ele viverá. 20. É o pecador que deve perecer. Nem o filho responderá pelas faltas do pai nem o pai pelas do filho. É ao justo que se imputará sua justiça e ao mau a sua malícia. Bíblia Ave Maria (João 9:1-7) 1.
Caminhando, viu Jesus um cego de nascença. 2.Os seus discípulos indagaram dele: “Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?”. 3.Jesus respondeu: “Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus.4.Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar. 5.Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. 6.Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego. 7.Depois lhe disse: “Vai, lava-te na piscina de Siloé” (esta palavra significa emissário). O cego foi, lavou-se e voltou vendo.