Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "O Evangelho como me foi revelado" (1944-1950) (Vol. 2 – Primeiro ano da vida pública de Jesus – Cap. 96. Jesus responde à acusação de ter curado a Bela de Korazim no sábado – Página 58 – 03/02/1945) [Jesus diz aos moradores de Bethsaida:] Agora direi algo que é verdade, mas que pode parecer uma blasfêmia para Meus inimigos. Mas vocês são meus amigos. Falo com particular consideração a vocês, Meus discípulos já escolhidos, e a todos vocês que Me ouvem.
Os anjos, espíritos puros e perfeitos, vivendo e alegrando-se à luz da Santíssima Trindade, embora perfeitos, são inferiores a vocês, que estão longe do Céu, e admitem a sua inferioridade. Sua inferioridade consiste na impossibilidade de se sacrificar e sofrer para cooperar na redenção do homem. O que vocês acham disso? Deus não pega um anjo e diz a ele: “Seja o redentor da humanidade!” Mas Ele pega Seu próprio Filho. E embora o sacrifício do Filho seja de valor incalculável e Seu poder seja infinito, o Pai, sabendo que ainda falta algo na quantidade de méritos para se opor à quantidade de pecados que a humanidade acumula de hora em hora, não leva outros anjos para preencher a medida e não lhes diz: “Sofram para imitar a Cristo”, mas Ele diz isso a vocês, homens.
E tal é Sua bondade paterna que Ele não faz diferença entre o Filho de Seu amor e os filhos de Seu poder. Ele diz a vocês: “Sofram, sacrifiquem-se, sejam como o Meu Cordeiro.
Sejam corredentores ...!” Oh! Posso ver grupos de anjos que param de girar por um instante em seu êxtase de adoração ao redor do Fulcro Trino, e se ajoelham, olhando para a terra e dizem: “Bendito és tu que podes sofrer com Cristo por teu e por nosso Deus Eterno!” Muitos ainda não compreenderão tal grandeza. É muito superior aos homens. Mas quando a Vítima for sacrificada, quando o Trigo eterno ressuscitar dos mortos para nunca mais morrer, depois de ser colhido, debulhado, descascado e enterrado nas entranhas da terra, então o iluminador superespiritual virá e iluminará os espíritos, mesmo os mais retardados, mas ainda fiéis a Cristo Redentor, e então vocês entenderão que eu não blasfemei, mas Eu vos anunciei a mais alta dignidade do homem: ser co-redentores, ainda que antes vocês eram pecadores.