Maria Valtorta (Itália, 1897-1961). Obra: "Notebooks 1944" (Página 23 – 08/01/1944) Jesus diz:
"Entre as muitas coisas que o mundo nega, inchado de orgulho e incredulidade como está agora, está o poder e a presença do diabo.
O ateísmo que nega Deus, é claro, nega Lúcifer também, aquele criado por Deus, o rebelde contra Deus, o adversário de Deus, o Tentador, o Invejoso, o Astuto, o Incansável, o Emulador de Deus.
"Eu já disse a vocês que Satanás, que se tornou tal através de um pecado de orgulho – mesmo agora que ele mergulhou dos reinos do Altíssimo, que ele ousou assaltar, para o abismo profundo onde há escuridão e horror – queria estabelecer naquela profundidade uma cópia da corte celestial e ter seus ministros e seus anjos, seus súditos e seus filhos, e em suas manifestações ele se camufla como um espírito de luz, cobrindo sua aparência e seu pensamento como o Mais Humilde com invólucros enganosos copiados do Altíssimo para levá-lo ao erro.
[...] "
Não neguem a existência de Satanás, crianças que perecem por negar sempre, negar tudo. Ele não é uma fantasia de mulheres tolas ou uma superstição medieval. Ele é uma verdadeira realidade. "Satanás existe. E ele é incansável em agir. Acima, Deus é incansável no bem. Abaixo, Satanás é incansável no mal.As palavras do salmo não são uma frase muito piedosa, e as palavras do Apóstolo não são a bela frase de um orador. Satanás vagueia ao seu redor como um leão que ruge e age nas trevas para carregá-lo para si. Embora agora sua incredulidade, sua indiferença e
seu ateísmo lhe permitiriam agir mesmo na luz, abertamente, desde que você abra os portões de suas almas estão abertos para ele e com seus desejos desenfreados, diga-lhe: "Entre. Desde que eu consiga o que quero nesta hora terrena, farei de você o meu senhor". Se não fosse assim, você não poderia chegar ao modo de vida que alcançou e que causa horror a Deus e seus santos, servos e crianças.
[...] Depois de ter tentado destruir o Cristo tentando-o, a Igreja dando-lhe períodos de escuridão, o cristianismo com cismas e a sociedade civil com seitas, agora, na véspera de sua manifestação, preparando-se para o final, ele está tentando destruir suas consciências depois de já ter destruído seu pensamento. Isso mesmo, destruído. Destruído não com a capacidade de pensar como homens, mas como filhos de Deus.
Racionalismo e ciência separados de Deus destruíram seus pensamentos como deuses, e agora vocês pensam como a lama pode pensar: em um nível terreno.
Vocês não veem Deus impresso com seu selo nas coisas que seus olhos veem. Para vocês, elas são estrelas, montanhas, pedras, águas, ervas e animais. Para os fiéis são obras de Deus e, sem necessidade de mais nada, mergulham na contemplação e no louvor do Criador face aos inúmeros sinais do seu poder que os rodeiam e embelezam a sua existência e são úteis para as suas vidas
"
Satanás agora está atacando as consciências. Ele está oferecendo o fruto de seus prazeres anteriores, uma ganância por conhecimento, orgulho e a esperança sacrílega de ser deuses
[por conta própria], corroendo a carne e a ciência. E o prazer faz de vocês animais queimados pela luxúria, repelentes, doentes, e condenados nesta vida e na outra às doenças da carne e à morte do espírito. E a ganância pelo conhecimento os coloca nas mãos do Enganador, pois, por
sede ilícita de saber o que diz respeito aos mistérios de Deus, ao tentar impor sua vontade de saber a Deus, vocês capacitam Satanás a seduzi-los com seus erros.
"Vocês me causam pena. E vocês me causam horror. Pena, porque vocês são loucos. Horror, porque vocês querem ser assim e
marcar a carne de suas almas com o sinal da Besta, recusando a Verdade em troca de Falsidade.
"E vocês podem acreditar que Satanás irá servi-los? Não. É muito mais provável que Deus concederá a você o que você pede, se for algo lícito, do que Satanás lhe dará. Garanto-vos que, por uma hora, ele pede por toda a tua vida, por um triunfo, por toda a eternidade.